Incêndio em casa abandonada na rua da Feira

0
626

Um incêndio deflagrou, por razões desconhecidas, no rés-do-chão de um edifício abandonado na rua da Feira, cerca das 13h52, de sábado passado, 17 de Novembro. Um homem, que terá tentado apagar o fogo, teve que ser transportado para o hospital das Caldas, depois de ter desmaiado no interior da casa, tendo sido retirado por populares.
Os bombeiros dominaram rapidamente o incêndio, que não chegou a propagar-se aos edifícios contíguos.
No mesmo dia, pelas 19h30, os bombeiros caldenses tiveram também que intervir numa casa no bairro dos Arneiros, onde um cigarro aceso terá sido a causa de um fogo.
Quando chegaram ao local, os soldados da paz depararam-se com a resistência da proprietária da casa, que não quis deixá-los actuar. Perante o fumo que continuava a sair da janela da residência, os bombeiros e a polícia acabaram por arrombar a porta. No interior estava ainda a arder o chão em “parquet” do quarto, onde um colchão tinha pegado fogo devido ao cigarro aceso.
No domingo, pelas 16h12, os bombeiros foram chamados ao restaurante “Porrinha dos Leitões” por causa de uma frigideira que se incendiou. Quando chegaram ao local o fogo já tinha sido extinto e os bombeiros estiveram apenas a ventilar a cozinha do restaurante.
Um homem de 54 anos terá ateado fogo a quatro papeleiras de lixo em Alcobaça, na madrugada de 20 de Novembro. O indivíduo acabaria por ser detido pela PSP por tentativa de agressões e injúrias aos agentes que o encontraram.
Eram cerca das 3h30 quando a polícia se deparou com os caixotes de lixo a arder no parque de estacionamento de um hipermercado. Os bombeiros de Alcobaça deslocaram-se ao local e extinguiram o fogo.
Entretanto, os agentes da PSP acabaram por encontrar o alegado autor dos incêndios, que tinha na sua posse uma tocha de papel a arder. Nessa altura, o homem estava a atear fogo a um cartaz publicitário e fugiu quando viu a polícia, tendo sido apanhado pouco depois.

Mais jovens apanhados com haxixe

A polícia caldense continua a fazer detenções motivadas pela posse de haxixe. Na manhã de 15 de Novembro a PSP das Caldas deteve dois jovens, de 17 e 19 anos, que tinham consigo haxixe suficiente para a confecção de oito e uma dose, respectivamente. A droga foi apreendida e os indivíduos foram identificados e notificados para comparecerem no Centro de Dissuasão da Toxicodependência de Leiria,
Nessa noite, pelas 22h30, foi detido, também nas Caldas, um homem de 35 anos, que tinha na sua posse haxixe suficiente para a confecção de 86 doses individuais. Segundo a PSP, quando foi abordado pela polícia, o homem atirou a droga para debaixo de um carro.
A 16 de Novembro, pelas 10h15, a polícia identificou dois jovens, com 17 e 19 anos, por terem na sua posse droga. A rapariga, de 17 anos, tinha consigo haxixe suficiente para 16 doses e o rapaz, de 19 anos, tinha na sua posse comprimidos alucinogénios, considerados como substância proibida.
Um fio em ouro foi roubado por esticão a uma idosa de 73 anos, em Peniche, a 12 de Novembro. No mesmo dia foram assaltadas duas viaturas, uma nas Caldas e outra no Campo.
Uma casa no Nadadouro e outra em São Martinho do Porto foram assaltadas a 13 de Novembro. Em Alcobaça assaltaram um estabelecimento comercial e no Bombarral furtaram botijas de gás. No dia seguinte também furtaram várias botijas de gás em Salir do Porto e Sobral da Lagoa.
A 15 de Novembro desapareceram cinco botijas de gás em Chiote (Alcobaça). Três viaturas foram assaltadas em Tornada, Óbidos e Peniche. Ainda nesse dia roubaram um carro na Serra d’El Rei e assaltaram um estabelecimento comercial nas Caldas. Em Ferrel furtaram uma arma de caça. A GNR recebeu ainda duas queixas pelo furto de fio de cobre em Caldas e no Lugar da Estrada (Peniche).
No dia 16 foram assaltadas duas casas, uma em A-dos-Francos e outra em Tornada. A 17 de Novembro voltaram a ser furtadas várias botijas de gás, no valor de 1436 euros, desta vez na Carrasqueira (Vidais).
A GNR de Óbidos recebeu duas queixas por roubos por esticão na Usseira, a 18 de Novembro. No mesmo dia assaltaram uma casa em Casais da Serra e um veículo em Óbidos.
Em Alcobaça, a 16 de Novembro, às 16h30, a PSP deteve um jovem de 17 anos que conduzia uma mota sem ter carta.
Na madrugada de 17 de Novembro, pelas 5h30, a PSP das Caldas deteve um jovem de 19 anos que conduzia um carro tendo uma taxa de álcool no sangue de 2,18 gr/l.
Nessa manhã, pelas 9h15, foi também detido nas Caldas um indivíduo de 52 anos que conduzia um veículo ligeiro de mercadorias que estava apreendido pela polícia por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório. No Bombarral a GNR deteve outro condutor com 1,62 gr/l.
No dia seguinte, pelas 18h43, foi detido, pela polícia caldense, outro condutor, de 32 anos, com 3,17 gr/l. Pelas 18h22, em Peniche, a PSP deteve um condutor com 69 anos que conduzia com 2,04 gr/l.
Na Benedita a GNR deteve três condutores por conduzirem com excesso de álcool, com 1,26, 1,56 e 2,48 gr/l.
De 12 a 18 de Novembro a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 15 acidentes, dos quais resultou apenas um ferido ligeiro.

Pedro Antunes

pantunes@gazetadascaldas.pt