Jardim Zoológico de Lisboa inspira Festival de Chocolate de Óbidos

0
642

O Jardim Zoológico de Lisboa, que este ano comemora 150 anos, inspira a XII edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, que decorre de 14 de Março a 6 de Abril, entre sexta-feira e domingo.
Nesta edição a organização pretende que haja um “maior envolvimento da comunidade local”, à semelhança do que aconteceu no Óbidos Vila Natal, assim como descentralizar algumas actividades, com programação noutras localidades do concelho, explicou o presidente da Câmara, Humberto Marques, à Gazeta das Caldas.
No que respeita a conteúdos específicos do festival, serão apresentados  alguns produtos de chocolate diferentes e haverá uma aposta no que de mais artesanal existe no país e no estrangeiro.
“Procurámos reforçar a componente internacional de evento, convidando alguns expositores estrangeiros a estar presentes”, adianta o autarca.
Os participantes poderão, por exemplo, aprender a fazer bombons, encontrar produtos de cosmética feitos à base de chocolate, assim como uma diversidade de utensílios para trabalhar este ingrediente. Pela primeira vez haverá três passagens de modelos com chocolate, duas delas na Cerca do Castelo e a última na Praça de Santa Maria.
O evento centra-se na Cerca do Castelo, mas estará patente na Galeria da Casa do Pelourinho uma exposição de cake design. Pelas ruas também irá “respirar-se” chocolate, através da participação do comércio e restauração.
As esculturas, um dos ex-líbris do Festival do Chocolate, estão a ser concebidas há vários meses no Centro Profissional para o Sector Alimentar na Pontinha, sob a coordenação dos chefes Vítor Nunes e Manuel Gomes. Este ano os visitantes poderão encontrar um elefante, uma girafa, um hipopótamo, um pinguim, camelos, répteis, golfinhos, um urso polar e um leopardo, entre outros animais do zoo, em grandes formatos e criados a partir de generosas doses de chocolate branco e negro.
Esta edição terá um investimento de cerca de 200 mil euros  e o bilhete de entrada no evento mantém-se nos sete euros para os adultos e cinco euros para crianças (entre os seis e os 11 anos). Os portadores da Via Verde para a Cultura têm entrada gratuita, assim como os munícipes, à sexta-feira.
De acordo com Humberto Marques, o “valor de bilheteira é fundamental para assegurar a sustentabilidade dos eventos em Óbidos”, adiantando que o valor do bilhete se mantém há vários anos, apesar do “IVA ter aumentado substancialmente”.
O evento irá funcionar à sexta-feira entre as 14h00 e as 20h00, aos sábados entre as 10h00 e as 22h00, e aos domingos entre as 10h00 e as 20h00.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt