Caldas da Rainha é a cidade luz do Natal. Assim se vai designar a festa natalícia deste ano devido ao grande investimento na iluminação de várias zonas da cidade. A Câmara cortou um pouco no financiamento (60 mil em vez dos 75 mil euros), mas a ACCCRO contratou uma empresa de Guimarães (B Castro) que usa leds e que vai proporcionar mais ruas, rotundas e edifícios iluminados “com menos dinheiro e com menos 40% do consumo energético”, disse Paulo Agostinho, presidente da associação comercial.
Do programa de animação está previsto um presépio vivo, actuações em locais menos habituais como a Rodoviária ou o Mercado do Peixe, a chegada do Pai Natal e uma mega-Zumba natalícia que quer colocar 750 pessoas a dançar no renovado tabuleiro da Praça.
As ruas das Caldas vão voltar a iluminar-se com motivos natalícios. E como há um grande investimento na iluminação própria desta quadra, este ano a Caldas é a cidade luz do Natal. Assim o diz Paulo Agostinho, presidente da ACCCRO, entidade parceira da autarquia na promoção natalícia. Ao todo serão investidos 60 mil euros (menos 15 mil do que no ano transacto) mas mesmo “com menos valor conseguimos aumentar a área de intervenção”, disse o representante dos comerciantes. Ao todo serão 38 ruas, avenidas e largos, 13 rotundas e três edifícios que verão as suas fachadas iluminadas com leds.
“Esta será a maior iluminação de Natal alguma vez feita nas Caldas”, disse o dirigente, que anunciou ainda que tudo isto será feito com uma redução de consumo energético na ordem dos 40% face aos anos anteriores. “Com esta redução podemos tornar este Natal mais ecológico”, acrescentou Paulo Agostinho.
A BCastro – Iluminações e Decorações Festivas é uma empresa de Guimarães que vai estar a trabalhar pela primeira vez nas Caldas e será a responsável por todos os trabalhos de iluminação.
Entre as novas artérias que este ano serão iluminadas conta-se a Rua 31 de Janeiro (da PSP até ao Hotel Cristal), a Rua César Machado e Rua Sottomayor (CCC). De dez passam a 13 as rotundas com iluminação, entre elas as do Coto, Bairro das Morenas e junto à EBI de Sto. Onofre.
“Quem entra na cidade, tem uma recepção de boas-vindas e um pouco por todo o lado há algum momento de iluminação de natal”, disse o presidente da ACCCRO.
Por causa das obras, as ruas Eng.º Duarte Pacheco, o Largo 25 de Abril e a Rua de Camões não terão iluminação pois vão ser intervencionadas durante o período festivo.
Na Praça da Fruta haverá uma grande árvore de luz com 14 metros de altura e quatro de diâmetro e as próprias árvores que estão no tabuleiro vão ser iluminadas com leds.
Ao Chafariz das Cinco Bicas e ao CCC, vai juntar-se este ano o edifício da Junta de Freguesia de N. Sra. do Pópulo que vai contar com iluminação nas suas fachadas voltadas para a Praça e também para a Rua das Montras.
“No futuro gostaríamos de iluminar mais edifícios como o Hospital Termal ou a Estação da CP mas precisamos de parceiros para conseguir os suportar os encargos financeiros”, disse Paulo Agostinho.
Presépio vivo e Zumba
Além da iluminação, também a animação de rua está a cargo da ACCCRO. Entre os contributos da autarquia e de alguns parceiros, o orçamento para as actividades ronda os 25 mil euros e haverá vários momentos altos. No dia 29 de Novembro vai chegar o Pai Natal à sua casa que vai voltar a ser colocada na Rua Miguel Bombarda. Vai haver um desfile natalício, tal como no ano passado e que levará ao encerramento da Rua Miguel Bombarda pelas 11h00. Nesse mesmo dia, pelas 17h30 será inaugurada a iluminação de Natal.
A 6 de Dezembro vai realizar-se a arruada “S. Jorge e o Dragão”, uma iniciativa que está a ser coordenada pelo actor e encenador José Ramalho e que contará com a participação de 50 figurantes. O dia 8 de Dezembro será dedicado à Cruz Vermelha, com acções de formação para os avós, além de eventos de solidariedade.
Na tarde de 13 de Dezembro, terá lugar o Caldas Christmas Zumba Party que pretende, sob a coordenação de nove instrutoras, juntar 750 participantes a dançar no tabuleiro da praça.
A 20 de Dezembro vai surgir um presépio vivo numa parceira entre a ACCCRO, os escuteiros e a paróquia locais. Decorrerá ainda uma cerimónia onde se alude à chegada da “luz da Paz”, uma ideia que partiu dos escuteiros da Áustria e que pretende, de forma simbólica, fazer chegar essa luz a toda a Europa.
A Avenida 1º de Maio vai acolher 35 árvores decoradas pelos alunos dos agrupamentos Raul Proença, Bordalo Pinheiro, D. João II e colégios Rainha D. Leonor e Brinquinho. Entre os dias 29 de Novembro e 6 de Janeiro, quem quiser poderá votar e escolher a melhor árvore.
Durante os fins-de-semana e nos dias que antecedem o Natal vão realizar-se actuações de coros e da banda Comércio e Indústria. “Temos a pretensão de levar o Natal às pessoas”, disse o presidente da ACCCRO, explicando que por isso haverá concertos em locais menos habituais como, por exemplo, no mercado do Peixe ou na estação da Rodoviária, “onde passam milhares de pessoas que param nas Caldas durante as suas viagens e a quem queremos mostrar o Natal”.
Ao todo, a ACCCRO conta com 50 entidades que vão trabalhar em parceria para tornar o Natal caldense mais vivo.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt