No dia 23 de Novembro, data do 23º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão, teve lugar a cerimónia de apresentação do projecto, lançamento e bênção da primeira pedra da ampliação das instalações, num evento que foi presidido pelo padre Vítor Melícias, agora presidente honorário da União das Misericórdias Portuguesas.
O provedor da Misericórdia de Alfeizerão, Luis Monteiro de Castro, abriu  a sessão, cumprimentando e agradecendo a participação dos presentes e entidades que se fizeram representar, destacando a disponibilidade do padre Melícias para celebrar a eucaristia, que teve a colaboração do Grupo Coral da Universidade Sénior da Santa Casa. Salientou o empenho manifestado pelo presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, em participar neste evento e o apoio que tem prestado à causa, deixou também um agradecimento especial à Caixa de Crédito Agrícola que apoiou na construção das actuais instalações e que desde então tem ajudado através de crédito hipotecário para financiamento da edificação que vai agora arrancar.
A obra do terceiro bloco aumenta a capacidade do lar para mais 40 camas repartidas por quartos individuais, duplos e triplos, todos de acordo com a legislação em vigor. Foi adjudicada à empresa Construções Pedro & Couto, por 993.768 euros, acrescidos do IVA, às taxas legais aplicáveis, no âmbito do Concurso Público Restrito, realizado para o efeito, estando prevista a conclusão dos trabalhos para Agosto ou Setembro de 2019.
Esta obra permite dar resposta ao aumento da procura por parte dos utentes e gerar economias de escala que possibilite baixar o preço das mensalidades, bem como assegurar a sustentabilidade financeira da instituição e aumentar o emprego com a admissão de mais trabalhadores.
O provedor terminou a sua intervenção agradecendo às entidades que têm apoiado a Santa Casa, designadamente a Segurança Social, Câmara de Alcobaça, Junta de Freguesia de Alfeizerão, União das Misericórdias Portuguesas, Administração Regional da Saúde, Instituto do Emprego, GNR, Bombeiros Voluntários de S. Martinho do Porto, Banco Alimentar do Oeste, Caixa de Crédito Agrícola e agricultores, comerciantes e industriais da região, bem como todos os funcionários pela colaboração prestada e pelo empenho demonstrado nas suas tarefas.

 

Os prémios atribuídos

Prémio Dedicação: atribuído aos funcionários Luiza Carreira, Ana Paula Couto, Ana Cristina Sousa, Andréa Sofia Vigia e Mário Bernardino.
Prémio Saudade: atribuído a título 14póstumo a Armando Gabriel Grilo.
Prémio Reconhecimento: atribuído Manuel Ferro, José António Francisco, Eduardo Marques e a titulo póstumo a Manuela Morgado.
Prémio Solidariedade: atribuído ao S.U. Alfeizerense (Formação Futebol Juvenil) e ao Centro Desportivo Social do Casal Velho (Formação Futsal).
Prémio Cidadania: atribuído a José Augusto Machado da Polónia, a titulo póstumo.
Distinção Honorífica de Irmão Benemérito: atribuída, a titulo póstumo, a Maria de Jesus Almeida.
Foram também feitas homenagens à GNR de S. Martinho do Porto e ao Grupo Recreativo e Desportivo de Vale de Maceira.

T. Antunes