OesteCIM promoveu filme rodado no Oeste

0
409
As gravações decorreram nos 12 municípios do Oeste

Filme visa combater o insucesso escolar e promover a adoção de comportamentos sustentáveis

Em julho, a região Oeste foi palco das rodagens do filme “Dimensão S 2”, que estreou nas salas de cinema NOS a 18 de outubro e que foi encomendado pela OesteCIM à produtora Filmideia.
Dimensão S 2 é um filme infantojuvenil que narra a história de um grupo de amigos (interpretado por Isaac Carvalho, Luís Henrique Matos, Madalena Serrano e Margarida Serrano) que se reúne para ajudar um deles a libertar-se do vício dos jogos digitais e dos ecrãs, tendo de ultrapassar várias provas, que culminam com a descoberta de uma fada.
“Centralizado na Estratégia da Região do Oeste, o filme aborda temáticas muito importantes como a transição verde, alterações climáticas, comportamentos cívicos, mudança de mentalidades, transição digital, dependência online e igualdade”, e pretende ser “mais um exemplo do ensino da sustentabilidade e de combate ao insucesso escolar”, desta feita, “em contexto de sala de cinema”, explicou a OesteCIM, em declarações à Gazeta das Caldas.

O filme narra a história de um grupo de amigos que enfrenta diversos desafios para ajudar um dos jovens a superar o vício dos jogos e dos ecrãs, culminando com a descoberta de uma fada

“O filme é mais um passo para o Oeste inteligente e sustentável – Oeste Smart Sustainable Region”, acrescentou, inserindo-se ainda no âmbito do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 4, relativo à Educação de Qualidade.
As gravações decorreram nos 12 municípios do Oeste, e, a partir de janeiro de 2024 e até ao final do ano letivo, os auditórios, equipamentos e escolas destes concelhos irão acolher o filme. Até lá, pode ser visionado nos cinemas NOS do país, de 18 de outubro a 30 de novembro, sendo que as escolas não pagam nas sessões a si destinadas, às 10h30, durante os dias úteis. As sessões de família decorrem aos domingos, às 11h00, e têm um custo reduzido.
O filme teve um investimento direto da OesteCIM em cerca de 11,,2 mil euros, com uma comparticipação do Fundo Social Europeu de 63,3 mil euros. Do elenco constam também Mariana Pacheco, Patrícia Tavares, Romi Soares, Filipa Lopes Correia e Marta Lopes Correia.

Exercício de cibersegurança

O filme encontra-se em exibição nos cinemas NOS até 30 de novembro, e a partir de janeiro estará disponível em auditórios, equipamentos e escolas dos concelhos oestinos

A 17 e 18 de outubro, teve lugar a 4.ª edição do Exercício Nacional de Cibersegurança, organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança. A sede da OesteCIM, nas Caldas, foi eleita para a centralização da sala de controlo, num exercício que envolveu “mais de 270 câmaras municipais” e “perto de 1000 pessoas”, partilhou a OesteCIM.
A atividade teve como objetivo “aumentar a capacidade de resiliência digital da administração local e a capacidade das autoridades nacionais para responder e recuperar a ciberataques de larga escala, com um particular enfoque nos elementos comuns e principais serviços que caracterizam as cidades inteligentes”. Para esta, é “de extrema relevância assegurar a proteção de informação crítica e dados sensíveis e a preservação da confiança dos cidadãos, implementando medidas robustas para mitigar ameaças cibernéticas”, rematou a OesteCIM. ■