Polícia Marítima combate pesca ilegal na Lagoa de Óbidos e rio Tornada

0
1453
Os capinetes para a apanha do meixão encontravam-se perto da foz do rio Tornada, em Salir do Porto | DR

A Polícia Marítima realizou acções de combate à pesca ilegal na Lagoa de Óbidos e no rio Tornada, tendo apreendido diverso material e resgatado pescado.

A acção no rio Tornada, levada a cabo pelo comando local da Nazaré no dia 30 de Maio, detectou quatro capinetes (um tipo de armadilha com redes) e diversos apetrechos de apoio que se destinavam à apanha de meixão. Este material encontrava-se dissimulado entre a vegetação. Foram levantados autos de notícia, que darão origem aos processos de contra-ordenação.
A acção na Lagoa de Óbidos decorreu no dia 20 de Maio e resultou na identificação de dois indivíduos que se dedicavam à pesca do choco a bordo de uma embarcação de recreio. Os indivíduos pescavam com auxílio de quatro canas de pesca e foram também autuados. Foram devolvidos à água 6,5 kg de choco. O proprietário da embarcação foi ainda identificado e autuado devido à falta de validade dos meios de segurança contra incêndio da embarcação.
Ainda relacionado com esta operação, a Polícia Marítima detectou e apreendeu diverso material de pesca ilegal. Parte dele era utilizado como viveiro de enguia. Exemplares desta espécie, num total de 10 kg, foram libertados.​
No dia 30 um homem de 56 anos foi detido na Nazaré por agressão a um agente da PSP, na sequência de uma desordem por violência doméstica.

Furtos no Bombarral

No Bombarral, no dia 23 de Maio, um indivíduo foi detido por ter furtado uma quantia em dinheiro de um supermercado e também por posse de arma ilegal. Abordado pelos militares da GNR, o indivíduo resistiu à detenção e agrediu um militar, que ficou ferido. Na sequência da investigação, foram apreendidos vários telemóveis, porta-chaves e cadeados com chaves, e ainda carteiras e uma arma branca.
No dia 26 de Maio foi detida uma mulher por ter furtado de uma loja bombarralense várias peças de roupa, carteiras e outros artigos. A mulher foi interceptada quando se preparava para sair do estabelecimento.
Na Benedita, no dia 24 de Maio, foi furtado um automóvel que se encontrava estacionado na via pública. No mesmo dia, em Valado dos Frades, dois homens burlaram uma idosa. Fizeram-se passar por primos de uma das filhas da mulher e levaram artigos em ouro.
Entre 23 e 29 de Maio a GNR registou 23 acidentes nas estradas da região, dos quais resultaram 14 feridos leves. A PSP deteve dois condutores nas Caldas da Rainha, um por conduzir com uma taxa de alcoolemia de 2,32 g/l e outro por se ter recusado a fazer o teste.