Propostas de Natal nas Caldas com ofertas para todas as bolsas

0
553
Projeto Bolota alia a cerâmica artística aos métodos tradicionais | DR

Aproxima-se a passos largos a noite de Natal e muitos leitores procuram presentes originais para oferecer aos amigos e familiares. Conheça, assim, algumas propostas na área da cerâmica

Bolota é o nome artístico de Isabel Claro, ceramista que se dedica a trabalhar no barro desde os 16 anos. Atualmente, a caldense, que alia a cerâmica artística aos métodos tradicionais, tem o seu ateliê na Rua José Carlos Santos, lote 4, e é neste local que apresenta o showroom dedicado à época natalícia. A peça central desta mostra é a mesa para a Consoada e que se destina a toda a família e onde a maioria das peças foi feita por esta artista. “Temos ofertas a partir dos 3 até aos 600 euros”, contou a ceramista, enquanto dava a a conhecer as diferentes propostas. Há corações em cerâmica que são pregadeiras e pequenas taças que custam entre 4 e 6 euros até às peças decoradas com mais vidrados e que tanto podem ser jarras, taças, travessas ou fruteiras. As mais caras referem-se a murais de paredes, alguns modulares e que se podem adquirir aos poucos.
Neste ateliê há outras propostas natalícias que aliam à cerâmica outras propostas como velas.
“Temos ainda peças que têm mais do que uma função. Estas jarras rapidamente se transformam em castiçais”, disse Bolota, que é também a autora que foi a convidada do Cencal para criar o presépio de 2020 da entidade.
As visitas ao showroom podem ser marcadas através das redes sociais do espaço, entre as 15h00 e as 19h00.

Natal em porcelana
A empresa caldense Braz Gil Studio – que se dedica à produção em porcelana – tem na loja da fábrica uma área destinada às peças de Natal. A pandemia não fez parar o trabalho desta manufatura, que se dedica à exportação e, sobretudo, ao mercado de luxo.
A empresa possui na sua coleção vários presépios e apresenta aos clientes pelo menos uma dezena de exemplares de árvores natalícias de porcelana. Algumas são decoradas a ouro, outras apenas em biscuit onde se tira partido da translucidez daquele material. Juntam-se igualmente vários pendentes próprios desta época, para além de várias propostas de litofanias, uma das quais com a paisagem da Lapónia. Não faltam também peças utilitárias onde os motivos de Natal são o mote principal. O preço das peças varia entre os 10 e as várias centenas de euros.
No momento, a Braz Gil emprega 24 pessoas e mantém uma carteira de clientes nacionais e internacionais. Em Portugal fornece peças para museus e fundações como a Gulbenkian e mantém parcerias com empresas internacionais como a L’Objet. “Temos também vários clientes privados que nos fazem compras com dimensão”, disse Joaquim Braz Gil, empresário responsável pela firma e cujas encomendas se dirigem aos EUA e à Europa.
A loja da fábrica – onde podem ser apreciadas as propostas natalícias – é visitada por clientes que vêm de Norte a Sul do país, funciona entre as oito e as 17h00. Com marcação prévia, é possível fazer marcações para a loja noutros horários.

Porcelana artesanal
A ceramista Sílvia Jácome possui o ateliê em casa na freguesia de Salir de Matos. Não fosse a pandemia e, neste momento, estaria a promover uma “Open House” dedicada a esta época festiva. Não o podendo realizar, a designer e ceramista convida todos os interessados em adquirir as suas peças a entrarem em contacto consigo para visitar o seu ateliê e dar a conhecer as suas últimas criações.
A autora – formada na ESAD e com várias especializações no Cencal – também se prontifica a enviar as suas peças pelo correio.
Sílvia Jácome dedica-se a criar peças utilitárias em porcelana e também tem propostas na área da bijuteria. A ceramista cria pratos, tigelas e copos para café ou chá. Trabalha com moldes, mas depois acrescenta texturas e detalhes inspirados na natureza.
E, claro, que também tem várias propostas com motivos de Natal onde se destacam especiais pendentes para as árvores, típicas desta época. A Loja do Sr. Jacinto, na Rua Dr. Miguel Bombarda, apresenta uma mesa de Natal com muitas peças criadas por esta autora e que custam entre os 10 e os 140 euros. Na cidade há outros espaços que têm mercados de Natal. A sede do grupo de teatro Cenas que fica a meio da Rua das Montras possui várias propostas desde livros, t-shirts a aguarelas, além de várias peças artesanais e que poderão ser adquiridas durante estes dias.

Na Braz Gil há propostas de árvores natalícias feitas em porcelana | DR
Sílvia Jácome tem ateliê na casa onde vive, em Salir de Matos | DR