Sabores de nuestros hermanos encerram projecto Afinidades

0
803

A gastronomia espanhola esteve em destaque no passado dia 4 de Maio na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO). O repasto encerrou o projeto Afinidades, que, ao longo deste ano lectivo, veio reforçando a ligação entre as diversas disciplinas.

notícias das Caldas
Alunos dos vários cursos, junto com os formadores, no ultimo almoço do Afinidades | FF

À entrada da escola uma mesa com sangria tinta, rebujito (uma bebida muito comum na Andaluzia) e água limão aromatizada com hortelã dava as boas vindas para o Almoço do Espanhol. Já no restaurante pedagógico, o ambiente recriado era o da Feira de Sevilha, que se encontrava a decorrer na capital da Andaluzia.

Este certame, que acontece entre 30 de Abril e 7 de Maio, foi o tema que a professora de espanhol, Vanessa Egrejas, escolheu para explorar, dado que o mundo hispânico é muito vasto.
A ementa foi estruturada com pratos típicos de Sevilha, para a qual a docente contou com a ajuda de uma amiga, uma chef espanhola. Um gaspacho andaluz, em que a sopa fria foi apresentada acompanhada por pequenos pedaços de pepino, pimentos, cebola e ovo cozido, com um vinho branco da Catalunha, dando início à refeição.
Seguiu-se um prato de cação marinado e outro de rabo de toiro, também eles típicos daquela região, acompanhados por um vinho branco oriundo de Rueda e um tinto da região de Toro, respectivamente. A sobremesa não fugiu à regra, com as Torrijas, uma espécie de rabanadas.
Como digestivo foi apresentado o Licor 43, produzido em Cartagena com 43 plantas diferentes.
Este almoço encerrou o projecto Afinidades, que decorreu durante este ano lectivo e juntou as diversas disciplinas leccionadas na escola. O director da EHTO, Daniel Pinto revelou que este é um projeto que vale a pena repetir porque “cada vez mais a escola deve ser um espaço de encontro entre professores e alunos”.
Também os estudantes gostaram do Afinidades. Mariana Soares, do terceiro ano do curso de Restauração e Bebidas destacou que o projeto permitiu-lhes conhecer melhor os temas com os quais estão a trabalhar, enquanto que David Firmino, do terceiro ano de Cozinha, realçou que se tratou de um projeto desafiante para todos.
Para Filomena Raposo, do curso de Operações Turísticas e Hoteleiras, o Afinidades acabou por traduzir a necessidade que os cursos também têm uns dos outros e a sua complementaridade.
Este almoço teve ainda um fundo solidário, de angariação de receitas para o baile de finalistas.