Campanha incentiva a atuar perante sintomas de enfarte

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Reconhecer os primeiros sintomas e acionar a emergência médica (112) pode salvar vidas

Doença é uma das principais causas de morte e incapacidade em Portugal, afeta cerca de 12.000 pessoas por ano

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) volta a consciencializar para o enfarte agudo do miocárdio. A iniciativa, integrada na Campanha Cada Segundo Conta, surge no âmbito do Dia Nacional do Doente Coronário, que se assinala a 14 de fevereiro, e visa alertar a população para a importância do diagnóstico atempado e tratamento precoce desta doença.
Em Portugal, o enfarte agudo do miocárdio é uma das principais causas de morte e incapacidade. “Todos os anos mais de 12.000 portugueses sofrem um enfarte agudo do miocárdio” explica Eduardo Infante de Oliveira, presidente da APIC, que considera primordial que o tratamento ocorra o mais rapidamente possível, após o início dos sintomas. Reduzir o risco de mortalidade, a reincidência de enfarte e as complicações associadas, “é uma responsabilidade dos profissionais de saúde e de uma população bem informada”, acrescenta.
“Atualmente, as pessoas já identificam os sintomas do enfarte agudo do miocárdio, mas muitas vezes não atuam com a rapidez necessária”, diz João Brum Silveira, Coordenador Nacional da iniciativa Stent Save a Life e da Campanha Cada Segundo Conta, lembrando que os sintomas mais comuns são a dor no peito, por vezes com irradiação para o braço esquerdo, costas e pescoço, acompanhada de suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade. “Na presença destes sintomas é importante ligar imediatamente para o número de emergência médica – 112 – e esperar pela ambulância”, sustenta, sublinhando que se deve evitar tentar chegar a um hospital pelos próprios meios.
Para evitar um enfarte é importante adotar um estilo de vida saudável: não fumar; reduzir o colesterol; controlar a tensão arterial e a diabetes; fazer uma alimentação saudável; praticar exercício físico; vigiar o peso e evitar o stress.
A campanha visa a compreensão sobre o enfarte agudo do miocárdio e os seus sintomas e alertar para a importância do diagnóstico e tratamento precoce. ■