A importância do elogio na educação

0
2148
- publicidade -

O elogio é uma importante ferramenta no âmbito da educação. Deve surgir na sequência de comportamentos, tarefas e atitudes muito concretas, que mereçam reforço positivo.
“Sempre que a criança realize uma determinada tarefa com sucesso é importante valorizar e elogiar o esforço e o investimento por ela despendidos e não a sua inteligência. Estudos realizados mostram que, quando a criança é elogiada pela sua inteligência, pode ter receio em aceitar novos desafios, com medo de errar, temendo que esse erro altere a perceção que os adultos têm acerca dela”.
As crianças que são valorizadas pelo esforço são mais persistentes na realização das tarefas, têm autoestima e autoconfiança mais elevadas, estabelecem mais facilmente relações com os pares e têm maior facilidade na aprendizagem escolar.
Importa mais compreender quando, onde e como realizar o elogio como ferramenta fundamental na formação de crianças confiantes e com uma autoestima saudável.
“O elogio constante pode mesmo ser percebido pela criança como depreciativo. Para algumas crianças, pode ficar a mensagem de que, em qualquer atividade, têm que obter sempre a aprovação ou validação dos seus pais, situação que contribui para limitar a sua capacidade de iniciativa, autonomia e independência”.
Desta forma o elogio deve ser genuíno e autêntico. As crianças sabem quando não está a ser sincero. Isso faz com que elas percam a confiança nas suas palavras. Além disso, o elogio é mais eficaz quando é específico. Se o for, ajudará a criança a identificar-se com as suas capacidades especiais.
Foque-se no esforço. Elogie a criança pelo seu esforço e trabalho, não necessariamente pelos resultados alcançados, será mais motivador, pois ensina-lhe o que ela faz bem.
O elogio só é poderoso se surgir na sequência de uma conquista obtida com empenho, dedicação e envolvimento pessoal.
Frases como: “Estou orgulhosa de ti”; “Eu sempre soube que conseguias”; “Não desistas, apoiar-te-ei sempre”; “Deixaste-me muito feliz hoje”; ”Acredito em ti”.
Este reforço positivo, funcionará como um impulso à auto-estima e à segurança que a criança terá em si própria e à forma como enfrentará os desafios que se colocarão.

Patricia Oliveira
Assistente Social: Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social
Mestre em Serviço Social com especialização em Bullying
Especializada em Aconselhamento Parental e Intervenção com crianças e jovens em risco

- publicidade -