Os animais de estimação também precisam de ser protegidos do calor

0
836
Gazeta das Caldas
Um bom banho de jardim é uma das melhores formas de refrescar os cães nos dias mais quentes, e a melhor parte é que eles, por norma, adoram

A onda de calor que se abateu sobre o país na semana passada serviu também para que as autoridades alertassem para os perigos que os animais de estimação também sofrem com a canícula. Há cuidados que se devem ter para ajudar os amigos de quatro patas – e não só – a manter a sua temperatura corporal sob controlo, porque os riscos são grandes e podem até causar a morte.

Uma das situações que as autoridades chamaram a atenção antes da onda de calor foi sobre alguns cuidados a ter quando se leva os cães a passear à rua nas horas de calor. Apanhar ar fresco é uma boa forma de acalmar as altas temperaturas, mas é preciso não esquecer que os cães não usam o calçado que protege os nossos pés do contacto com a estrada.
O principal problema coloca-se quando se anda directamente em cima do alcatrão. É que a temperatura do asfalto pode ser superior em mais de 20 graus celsius em relação à do ar, ou seja, se a temperatura do ar for de 30 graus, a do asfalto pode superar facilmente os 50 graus. E esse tipo de temperaturas pode causar queimaduras dolorosas aos cães. Há uma forma simples de perceber se é seguro ou não caminhar na estrada. Se colocar as costas da mão em contacto com a estrada e não aguentar a temperatura, ela não será segura para o seu cão.
Opte, por isso, por alturas do dia menos quentes para realizar os passeios diários ou, caso não seja possível, adopte rotas que não incluam andar sobre o asfalto.
Se acha que a pelagem do seu animal o protege totalmente dos raios UV, pense outra vez. Também os nossos bichos estão sujeitos aos males de pele causados por estes raios nocivos. Mas também eles podem ser protegidos por protectores solares que se encontram no mercado.
Se a alternativa que encontrar para um passeio refrescante for um passeio de carro, lembre-se que, se sair para comprar um gelado, deixar o animal de estimaçãoo a bordo da viatura não é uma boa ideia, muito menos se não deixar os vidros abertos.
Tal como asfalto, também o interior dos automóveis aquece consideravelmente quando exposto ao sol, podendo facilmente ultrapassar os 50 graus, temperaturas que cães e gatos não suportam, por não serem capazes de controlar de forma eficaz a sua temperatura corporal.

A INSOLAÇÃO

A insolação ocorre quando a temperatura corporal dos cães e dos gatos atinge por volta dos 43 graus. A partir daí os riscos para o animal são elevados. O seu corpo passa por uma falta extrema de líquido no organismo, causando um quadro de desidratação, podendo levar ao desmaio ou até a quadros mais graves. Os sinais são respiração ofegante ou demasiado ruidosa e difícil, ritmo cardíaco acelerado, temperatura corporal alta, boca e focinho secos, fraqueza e prostração.
E estes problemas até podem surgir em casa podem sentir mesmo em casa. O ideal é deixá-los em zonas frescas da casa, ou pelo menos com essas zonas acessíveis. A temperatura corporal normal de cães e gatos ronda os 39 graus, superior à nossa. No entanto, ao contrário de nós, que controlamos a nossa temperatura corporal através da transpiração, cães e gatos não transpiram. Mas há forma de os ajudar. Ter água fresca por perto é uma óptima ajuda, até pode juntar umas pedrinhas de gelo. Também pode molhá-lo com água fresca, mas não gelada.
O calor também pode causar dificuldades de digestão aos animais de estimação. É de evitar refeições pesadas, alimentando várias vezes o seu animal de companhia ao longo do dia, em quantidades menores.
Se tiver essa oportunidade, vai ver que banhos de piscina (ou algo parecido), ou até de mangueira serão bem acolhidos.
Caso os seus animais de estimação sejam aquáticos (peixes, tartarugas ou outros), tenha atenção à temperatura da água e à qualidade da mesma, que se deteriora mais rapidamente, uma vez que temperaturas mais altas auxiliam a proliferação de bactérias e fungos.
Também há cuidados a ter se os seus animais de companhia são aves. Se tiver ar condicionado em casa, nunca deve colocar a(s) gaiola(s) próxima das saídas de ar. As aves têm maior capacidade que nós de se adaptar às diferenças de temperaturas, mas o frio pode fazê-las adoecer. Para ajudar a controlar o calor, é de evitar a exposição directa ao sol e verificar se a ave tem acesso a água fresca suficiente. Ter banho disponível também é uma boa ajuda para a sua ave.