Início Cultura Alcobaça assinala Dia dos Museus

Alcobaça assinala Dia dos Museus

0
42
Da programaração faz parte uma visita-guiada ao novo museu
A escola de Frei Domingos (Benedita) é agora um núcleo museológico que abriu portas no passado sábado

O Dia Internacional dos Museus será celebrado com um programa de atividades que inclui uma visita guiada ao novo espaço museológico dedicado a D. José Policarpo – que é natural de Alvorninha – e que fica em Frei Domingo, uma aldeia da Benedita. Será no dia 16 de maio, pelas 15h00 que será possível conhecer com detalhe este novo projeto que além de se dedicar a dar a conhecer o vida do clérigo também acolhe objetos e equipamentos que permitem conhecer melhor como era a arquitetura escolar e o ensino primário nacional.
Os três museus de Alcobaça – do Vinho, da Raul da Bernarda e das Máquinas Falantes – terão entradas gratuitas ao longo dos dias 17 e 18 de maio.
Nos dias 16 e 17 de maio está a decorrer a iniciativa Ceramarte que convida ceramistas a estar presentes na Casa Mestre João Santos, no centro histórico da localidade, junto ao rio. O convidado deste fim de semana será Miradouro Cerâmica que apresentará os seus trabalhos naquele espaços entre as 10 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h00.
A 17 de maio, pelas 15h30, no Museu do Vinho, será lançado o catálogo da exposição “Terra, elemento de presença” que contará com uma conversa com a curadoria e os artistas que integra a mostra coletiva. Participarão o curador, Alberto Guerreiro e com os artistas José Aurélio, Gabriel e Gilberto Colaço, Luís Costa, João Daniel, Thierry Ferreira, Irina Gabianki, Maria Korporat, Patrícia Malhoa, Jorge Prata e Eija Tomiserva.
Nos dias 16 e 17 de maio está igualmente prevista uma oficina de experimentação de artigos de junco que decorrerá na Adega das Monjas, no Mosteiro de Coz. A oficina decorre de manhã e à tarde, entre as 9h30 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 18h00.
Poderá ainda ser feita uma visita temática ao Mosteiro de Coz, considerado “uma das relíquias nacionais do património cisterciense em contexto rural”. A visita poderá ser feita a este mosteiro entre as 9h30 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 18h00.

- publicidade -