Alunos e professores polacos vão estagiar no Cencal

0
563

Durante as primeiras três semanas de Julho, o Cencal vai receber alunos e professores da Escola de Artes de Częstochowa no âmbito do programa europeu Leonardo da Vinci. O grupo dos alunos, estuda artes gráficas e virá às Caldas  realizar um estágio de três semanas nesta área e vão realizar trabalhos nos domínios das técnicas gráficas, fotografia, vídeo, multimédia e internet, desenvolvendo temas sobre a região e as suas áreas de estudo. O grupo de uma dezena de professores das disciplinas artísticas daquela escola – desde cerâmica, à pintura, escultura, joalharia –vão contactar com a região e vão desenvolver um projecto de pintura de azulejos com o mestre Ferreira da Silva. Haverá um dia dedicado à ESAD que integrará um workshop em fotografia para os alunos e em prototipagem rápida para os docentes.
Os participantes irão realizar visitas às Caldas, a Fátima, Alcobaça, Batalha, Nazaré, Peniche, Bombarral (Jardim do Oriente), Óbidos e Lisboa. Num dos dias está prevista uma deslocação para os professores polacos ao CENCAL da Marinha Grande, a uma empresa de vidro e ao CENTIMFE, onde vão contactar com as tecnologias mais avançadas utilizadas na indústria de moldes.
A convite da Câmara de Reguengos de Monsaraz, vão ainda deslocar-se ao Alentejo para visitar Monsaraz, o grande Lago do Alqueva, a aldeia oleira de S. Pedro do Corval e Évora. Nas Caldas da Rainha além da cidade, visitarão os seus museus, à fábrica Molde e, em Óbidos, a Janela Digital. Está também prevista, na despedida, a visita a Óbidos Vila Literária e depois ao Mercado Medieval, onde habitualmente é feita a distribuição dos diplomas dos cursos em Portugal.
Na segunda semana de estágio o grupo será visitado pela equipa directiva da Escola polaca. Esta escola está situada na cidade que alberga o Santuário da Virgem Negra também de Częstochowa, a congénere polaca de Fátima, que recebe anualmente centenas de milhares de peregrinos de todo o mundo.
Cerâmica em destaque

O centro de formação caldense está a organizar dois workshops e um curso de iniciação à cerâmica, de âmbito  nacional e outro internacional. O primeiro workshop de Cerâmica Criativa terá início a 29 de Julho, terá 60 horas, designa-se “A Cor da Terra – Escultura Cerâmica” e será dirigido pelo escultor e ceramista Rui Vasques, que foi professor da Escola Superior de Belas Artes da Universidade de Lisboa. O curso destinado a ceramistas, artistas plásticos, designers, artesãos e professores. O segundo workshop de cerâmica criativa, aberto à participação de estrangeiros, intitula-se “A Cor do Sol – Azulejaria Contemporânea” e será dirigido pelo pintor e ceramista Thomas Schittek, de origem alemã, radicado no Oeste há vários anos, a partir de onde produz trabalhos artísticas para todo o mundo. O curso, de 60 horas, destina-se também a ceramistas, artistas plásticos, designers, artesãos, professores EVT e terá início no dia 19 de Agosto próximo.
O curso de iniciação à cerâmica com 50 horas, terá início a 5 de Agosto e dirige-se a todos os públicos: aprendizes e pessoas que queiram descobrir o mundo da cerâmica, artesãos, artistas plásticos, designers, professores EVT. Os interessados não poderão ter menos do que o 9º ano e preferencialmente não superiores ao 12º ano (podem ser admitidos desempregados com habilitação superior). Este curso será dirigido pela ceramista e artista plástica Umbelina Barros, que depois de fazer a sua formação no Cencal nos anos 80, percorreu os restantes graus com licenciatura e mestrado em Escultura na ESAD, estando agora a concluir o doutoramento na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Acções de formação de longa duração em Outubro
O centro de formação vai também lançar em Outubro acções para jovens na modalidade da aprendizagem para técnicos de Multimédia (3275 horas) e Contabilidade (3125 horas). Estas acções destina-se a jovens a partir dos 15 anos e com idade inferior a 25 anos, com o 9º ano de escolaridade completo de modo a poderem completar com esta formação o 12º ano. Vão decorrer também cursos de ensino e formação de Técnicos de Pintura Cerâmica (2045 horas) e Comercial (1870 horas) para adultos a partir dos 23 anos, com o 9º ano de escolaridade completo e desempregados. Está também prevista uma formação em Marcenaria (2200 horas) para jovens com habilitação mínima do 6º ano que poderão obter o 9º ano. Em todas estas acções de longa duração, os participantes terão bolsa de profissionalização e para material de estudo de acordo com a lei vigente, subsídio de almoço, subsídio de transporte e seguro de acidentes pessoais.

N.N.