Ciclo Mestres Oleiros encerra formação de 2014 no Cencal

0
407

cencalEstá a decorrer no Cencal, desde a passada segunda-feira, 15 de Dezembro, uma acção de formação, integrada no Ciclo Grandes Mestres Oleiros que é coordenada por um ceramista da nova geração, Ricardo Lopes.  
O ceramista de Almancil é licenciado em Biologia Marinha mas foi o trabalho em cerâmica que acabou por conquistá-lo. Após ter tirado o curso de Cerâmica Criativa há uma década no Cencal Ricardo Lopes realizou estágios e cursos em Portugal, França, Polónia, China, Índia e Japão.
Nos países asiáticos, o autor tem integrado experiências onde se cruzam os saberes de autores ocidentes e orientais. Participou num workshop internacional de arte cerâmica em Tokoname (uma das mais importantes cidades cerâmicas do Japão) e, com bolsas da Fundação Oriente em Jingdezhen, o principal centro cerâmico chinês, em 2010 e no ano passado na Índia. Ricardo Lopes vai partilhar o que tem aprendido trabalhando com pastas de grés, faiança e porcelana. O curso tem a duração de 50 horas.
Está também a decorrer um curso de iniciação à Olaria de Roda, orientado por Inês Salgado e Nadine Gueniou que visa ensinar a produção de peças da olaria tradicional portuguesa.

Ofício de Artes nas Caldas e na Marinha Grande

Já se encontra a funcionar o curso de Especialização Tecnológica (CET) de Ofícios de Arte – Cerâmica e Vidro, criado pelo centro de formação caldense e que vai realizar-se nas instalações das Caldas e da Marinha Grande. Deste modo será possível aos formandos desenvolver competências nas duas áreas artísticas. Este será o primeiro diploma de Ofícios de Arte criado no país e que tem por objectivo valorizar duas tradições seculares desta região, que utiliza matérias primas naturais e que levaram a fama das gentes de Caldas da Rainha, Alcobaça e Marinha Grande para todo o mundo.
Este curso está a ser frequentado por jovens e trabalhadores de várias áreas profissionais que pretendem reiniciar uma experiência profissional em áreas criativas, seguindo uma tendência que também se constata  em países mais desenvolvidos da Europa e da América do Norte.

Certificação de formação renovada

O centro de formação caldense viu ainda renovada a sua certificação de Qualidade, que lhe foi atribuída em 2001, segundo a Norma NP EN ISO 9001, como entidade Prestadora de Serviços de Formação e de Consultoria, no âmbito da Gestão e Controlo de Processos, para o Desenvolvimento empresarial nas áreas de: Diagnóstico e Planeamento Estratégico, Gestão Industrial, Marketing, Design e Comunicação, Gestão da Qualidade, Ambiente, SHST e Energia.
A norma ISO 9001 está focada na eficácia do Sistema de gestão da qualidade para ir de encontro aos requisitos do cliente, e foi a pensar em oferecer essa garantia aos seus clientes e utentes, que o Cencal implementou um sistema de gestão da qualidade,  que se encontra certificado pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação).
N.N.