Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 16:28
- publicidade -
InícioCulturaESAD acolhe conferência internacional

ESAD acolhe conferência internacional

-

Escola caldense está a organizar um colóquio que terá agentes culturais de vários países

Na sexta-feira, 6 de junho, a ESAD.CR acolhe o colóquio internacional de celebração dos 20 anos da Convenção da UNESCO sobre a proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais, refletindo sobre desafios e conquistas realizadas, de 2005 a 2025. O programa do colóquio contará com várias participações e formatos, desde concertos e performances a apresentação de projetos, a conversas com artistas e académicos, do baile ao djing, e desenvolve-se a partir dos vários dos temas da convenção.

Em debate vão estar temáticas como “A expressão e diversidade cultural como direitos humanos”, “Educação para a diversidade”, “Originalidade e pluralidade das identidades” ou “Livre circulação de ideias, imagens e palavras”.

“Esta será uma oportunidade plural que conta com o contributo de convidados internacionais e projetos de relevo no âmbito de diversas temáticas sobre o estado da cultura no mundo”, explicou a docente Lígia Afonso que trabalhou esta iniciativa com os seus alunos do curso de mestrado em Gestão Cultural da ESAD.CR .

Entre os muitos convidados vão estar por exemplo a Orquestra Geração, Maria Acaso, Sverre Pederson da Freemuse, Filipa Francisco do Projeto A Viagem (que une ranchos folclóricos com dança contemporânea), Fátima Tomé da Traça – Filmes de Família e o Língua – Festival de Teatro em Línguas Minoritárias. Susan Keitumetse, da UNESCO Chair on African Heritage Studies and Sustainable Development, University of Botswana. Participarão também Tristany Mundu | da Academia do Bombo, a associação PédeXumbo, a DJ Danikas e Jade Nunes e Pedro Colaço, da Adenda dos Jovens à Carta do Porto Santo — Caldas da Rainha/ Loulé.

Marcarão igualmente presença o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor  e representantes das Cidades Criativas: Municípios das Caldas da Rainha, Leiria e de Óbidos .

“Queremos que todas as atividades sejam inclusivas, incluindo o momento das refeições”, rematou a organizadora.

Os promotores são o Instituto Politécnico de Leiria: Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade, LiDA – Laboratório de Investigação em Arte e Design, Mestrado em Gestão Cultural da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha | GEPAC – Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais | Comissão Nacional da UNESCO.

Conta-se com a parceria da autarquia, do Impulso e do Plano Nacional das Artes.

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.