Fim-de-semana cheio no Armazém das Artes

0
443
notícias das Caldas
“Portucale” da S.A.Marionetas é uma das propostas para este sábado, prometendo deixar miúdos e graúdos a rir durante um bom bocado

O último fim-de-semana de Janeiro chega ao Armazém das Artes – Fundação Cultural, em Alcobaça, com propostas para todos os gostos, desde o teatro de marionetas à fotografia, passando pelas tertúlias.
A primeira proposta é a formação de fotografia “A Narrativa Fotográfica”, a cargo de Ana Pereira. Ao longo de todo o dia, entre as 10h00 e as 18h00, os participantes vão desenvolver uma narrativa de carácter documental numa sessão do formação que integra uma saída de campo para fotografar.

Os formandos devem levar a respectiva máquina fotográfica e um computador portátil com software de tratamento de imagem. A formação custa 20 euros para o público em geral e 18,50 euros para amigos do Armazém das Artes.
Segue-se o espectáculo “Portucale”, da S.A.Marionetas, amanhã, dia 28 de Janeiro. A partir das 15h30 é com bonecos que se recria o período que antecede a formação do reino de Portugal, entre o casamento de D. Henrique com D. Teresa e a batalha de Ourique na qual D. Afonso Henriques é aclamado “Rei”. Um espectáculo para maiores de quatro anos, assinado por Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira, que é apresentado pela primeira vez na versão destinada para espaços interiores. Os bilhetes custam 3,50 euros para  o público em geral e três euros para amigos do Armazém das Artes.Já às 18h00 é a vez do caldense João Bonifácio Serra falar sobre “Portugal e a II Guerra”, numa conferência que decorre no âmbito da exposição “Pratos de Guerra – Pratos de Paz”, que se pode ver naquele espaço até finais de Fevereiro.
O historiador vai abordar a importância dos Pratos de Guerra produzidos na extinta Olaria de Alcobaça como documentos históricos que integram o património da cidade. Os factos a que se referem os pratos e a posição de Portugal e de Salazar quanto à guerra e aos compromissos políticos que estavam em jogo, são outros aspectos que vão estar em cima da mesa, numa iniciativa com entrada livre.
Com o início de 2012, o Armazém das Artes passou a funcionar num horário novo. O espaço está aberto aos sábados, domingos e feriados entre as 15h00 e as 20h00. Quem quiser visitar a fundação cultural fora deste horário deve contactar previamente o espaço.

Curso de iniciação às técnicas teatrais

O Armazém das Artes vai promover um curso livre de iniciação às técnicas teatrais, a realizar às terças e sextas-feiras dos meses de Fevereiro e Março, entre as 19h00 e as 20h00, em parceria com a Nervo – Associação Cultural. Destinado a maiores de 18 anos, este curso pretende ser “um espaço de reflexão, exposição e expressão, onde até o erro tem um lugar na procura da construção de um objecto artístico” e prevê-se que o resultado do curso seja uma apresentação pública.
A cargo de Tomé Dionísio, a formação conta com uma sessão de experimentação, que vai decorrer amanhã, entre as 15h00 e as 18h00. Esta sessão é de participação gratuita. Já o curso custa 20 euros por mês para o público em geral, ou 18,50 euros por mês para Amigos do Armazém das Artes.
Fundação organiza exposição em Lisboa

O Picadeiro da Escola Politécnica, em Lisboa, tem patente uma exposição organizada pelo Armazém das Artes.
“Escultura no Picadeiro” mostra, até 25 de Abril, trabalhos de 31 artistas. Entre eles estão José Aurélio, Eduardo Nery, Gustavo bastos, Rita Pimenta, Espiga Pinto, Virgílio Domingues, Virgínia Fróis e Zulmiro de Carvalho. A exposição dá a conhecer esculturas realizadas dos anos 60 até aos nossos dias e pode ser visitada no número 216 da Rua da Escola Politécnica, entre as 10h00 e as 18h00.