Socialistas contra municipalização dos museus

0
438

Os vereadores do PS vão votar contra a municipalização do Museu da Cerâmica porque consideram que o Estado se está a desvincular dos seus deveres em relação a vários questões dos museus. Por isso, se a autarquia aceitar a proposta do governo para passar a ser esta gerir aquele museu, sairá claramente prejudicada.
Acham que há por parte do Estado uma manobra de “desresponsabilização financeira que revela completo desapreço pelo sector da cultura, submetida a um sectarismo contabilístico que insiste sempre em atingir os sectores mais débeis do sistema público”.
O PS local está também preocupado com o facto de não estarem devidamente assegurados os direitos dos trabalhadores. Estes serão transferidos para a Câmara e não há referências “quanto ao consenso indispensável com os trabalhadores, após concertação com os sindicatos respectivos”.
Os vereadores acham estranho que num documento sobre o Museu de Cerâmica, se incluam cláusulas referentes ao futuro do Museu José Malhoa. Dizem que tal atitude significa uma de duas coisas: ou o contrato secundariza o Museu de Cerâmica que, de acordo com este contrato, está mais susceptível a ser “municipalizado”, ou o Museu José Malhoa, por razões que não compreendem e que não são extensíveis ao Museu de Cerâmica, “parece estar menos sujeito a essa mesma “municipalização”.
“Nada nos é dito sobre o porquê desta disparidade de consideração”, afirmam os socialistas em comunicado.