Nelson Guerreiro participa com uma conferência - performance

Continua a decorrer, nas Caldas, o OVNI – Objetos Visuais do Nepal e da Índia. O projecto artístico, organizado por docentes e alunos da ESAD tem previstos vários eventos, que vão decorrer até 25 de Janeiro.
O artista caldense Pedro Bernardo apresenta a obra “Wow! Now we have a covered tennis court in Caldas da Rainha. Not even rain will stop us”. Participam o artista Pedro Bernardo, o autor do projecto e a tenista veterana Luísa Gouveia, que jogará com Pereana Koirala e um outro jogador nepalês. O treinador Nuno Mota, um dos mais reputados especialistas de ténis do nosso país, é o consultor do projecto. A intervenção tem o apoio do Clube de Ténis das Caldas da Rainha.
A obra é um exercício de encontro intercultural com base na linguagem do ténis, constituindo-se “como o corolário da programação do Evento OVNI, na medida em que literaliza as tensões criativas em torno dos temas-chave do Evento: arte e viagem, criação e mediação, pensamento e performance”, explica Mário Caeiro, organizador do evento. O autor tem ainda um milhar de bolas de ténis dentro e fora do Museu Malhoa, que fazem parte desta intervenção.
No dia 18 de Janeiro, pelas 15h00, vai realizar-se a conferência-performance de Nelson Guerreiro no Museu José Malhoa. A 22 de Janeiro, entre as 17h00 e as 19h00, vai realizar-se a exposição ‘Objectos de Tradução’ na Biblioteca da FCT-UNL em Almada e que inclui trabalhos de alunos da ESAD.
A 25 de Janeiro, decorrerá pelas 16h00, uma aula aberta de Yoga que será dada pelo Centro do Yoga Áshrama das Caldas da Rainha. Pelas 18h00 terá lugar a conferência de encerramento A Arte pública como caminho, com José Guilherme Abreu. O docente é doutor em História da Arte Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e é também, desde 2018, coordenador da Rede de Informação, Investigação e Intervenção de Arte Pública (R3iAP).