Quarta-feira, 4 _ Fevereiro _ 2026, 23:48
Início Desporto Caldas RC perde com o Setúbal no arranque da fase final

Caldas RC perde com o Setúbal no arranque da fase final

0
50
O ensaio de Filipe Gil deu a primeira vantagem aos caldenses

Pelicanos cederam em casa por 19-26. Equipa de Touch venceu na Bairrada e garantiu o título regional

O Caldas RC iniciou a fase final de apuramento do campeão do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão (CN1) com uma derrota caseira frente ao CR Setúbal, por 19-26, num encontro equilibrado e intenso, decidido nos detalhes.

Os pelicanos entraram determinados, apesar das várias ausências e adaptações no XV inicial. Logo aos três minutos, uma boa sequência ofensiva terminou com o ensaio de Filipe Gil, adaptado a centro, com Corrado Berti a converter. O Setúbal respondeu através dos seus avançados e reduziu pouco depois, mantendo o jogo equilibrado.

- publicidade -

O Caldas voltou a adiantar-se aos 14 minutos, após uma conquista em alinhamento e maul bem executado, finalizado por Rafael Cavaco Silva, com nova transformação de Corrado Berti. A equipa da casa mostrou grande solidez defensiva, mesmo quando ficou reduzida a 14 jogadores, após cartão amarelo a Diogo Vasconcelos, e quando perdeu dois pilares por lesão ainda na primeira parte. O Setúbal aproveitou esse período para voltar a marcar, chegando ao intervalo com uma desvantagem curta (14-12), apesar do maior domínio territorial.

A segunda parte começou de forma negativa para os caldenses, que sofreram um ensaio logo após o recomeço, permitindo ao Setúbal passar para a frente do marcador. O encontro entrou então numa fase mais equilibrada, com o Caldas a apostar na defesa e a tentar responder através do jogo de avançados. Aos 52 minutos, após domínio na formação ordenada, Corrado Berti voltou a marcar ensaio, igualando o resultado a 19 pontos.

No entanto, aos 60 minutos, os sadinos foram mais eficazes e voltaram a marcar, ampliando a vantagem para 19-26. Longe de se render, o Caldas carregou nos últimos 20 minutos, assumiu o domínio territorial e esteve várias vezes perto do ensaio, mas alguma precipitação, falhas nos alinhamentos e uma defesa muito cerrada do Setúbal impediram a reviravolta. A maior maturidade e eficácia da equipa visitante acabaram por ser decisivas.

Título regional de touch
O Caldas RC Touch conquistou, na Moita, Anadia, o título regional Norte/Centro do Torneio Open All, numa prova que contou com oito equipas do Norte e Centro do país e que servia igualmente de apuramento para a Taça de Portugal.

Depois de uma fase de grupos equilibrada, os pelicanos garantiram o acesso às meias-finais, onde venceram a Académica de Coimbra por 3-1. Na final, frente ao Touch Braga, equipa mais jovem e que tinha vencido o primeiro confronto, o Caldas impôs a sua experiência e maturidade, triunfando novamente por 3-1.

Este é o terceiro título conquistado pelo Caldas RC Touch na presente época, depois do Master Regional Norte/Centro e da Taça de Natal, confirmando o crescimento e a afirmação do clube nesta variante inclusiva do rugby.

Na próxima jornada do CN1, o Caldas RC desloca-se a Arcos de Valdevez para defrontar o CRAV, mantendo intacta a ambição de discutir o acesso à final.

Loading

- publicidade -
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.