Exportações continuaram em alta nos dois primeiros meses deste ano

0
220

Em janeiro e fevereiro as vendas das empresas da região para o estrangeiro continuaram a crescer, a um ritmo de 23% que supera a média nacional

As exportações têm sido um forte dinamizador da atividade empresarial da região, que nos dois primeiros meses deste ano mantêm o forte crescimento que pautou a atividade do ano passado. A região Oeste cresceu mesmo as exportações a um ritmo superior à média nacional.
Em 2021 as empresas do Oeste faturaram perto de 1,39 mil milhões de euros em vendas para o estrangeiro, com um crescimento de 14,2% em relação ao ano anterior (valores corrigidos pelo INE em abril).
No início deste ano, o ritmo de crescimento está a ser ainda mais forte. Na combinação dos dois primeiros meses do ano, as exportações de bens geraram 246,9 milhões de euros às empresas da região, segundo os dados provisórios do INE, mais 23% do que no mesmo período de 2021.
Este é um crescimento mais acentuado do que o crescimento do próprio país, que em janeiro e fevereiro viu as exportações crescerem 21,4%, o que significa que o Oeste é das subregiões que mais contribuíram para as vendas nacionais para o estrangeiro continuassem a crescer.
É de notar que as exportações do Oeste cresceram em ritmos idênticos quer para o mercado da União Europeia (20,7%), como para fora do mercado da Europa Comunitária (27,8%). As vendas para o espaço europeu correspondem a praticamente dois terços do total.
No que aos concelhos do Oeste Norte diz respeito, é de notar que todos os sete subiram as exportações.
Alcobaça mantém-se no topo como o concelho mais exportador, com um total de 46,2 milhões de euros exportados nos primeiros dois meses deste ano. As empresas do concelho alcobacense aumentaram a faturação para o estrangeiro em 33% face ao mesmo período de 2021. Há a destacar o crescimento para fora da UE, que subiram 42,9%.
Caldas da Rainha é o segundo concelho com maior volume de exportações na região, atingindo os 24,1 milhões de euros, com uma variação positiva de 34,8% face ao período homólogo do ano passado. Ao contrário de Alcobaça, Caldas da Rainha cresceu mais as exportações para a União Europeia.
Peniche fecha o pódio dos concelhos mais exportadores da região em janeiro e fevereiro deste ano, com um volume total de 17,4 milhões de euros e um crescimento de 12,5%, mas o Bombarral aproximou-se bastante de Peniche, com um crescimento de 58,9% das exportações para um total de 16,1 milhões de euros.
Dos sete concelhos do Oeste Norte, só a Nazaré cresceu abaixo dos dois dígitos e é o concelho menos exportador. da Nazaré, Cadaval foi o concelho com maior variação (84,8%), enquanto Óbidos cresceu 33,8%. ■