Lidl lidera vendas de Maçã de Alcobaça

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Pelo segundo ano consecutivo, a cadeia de supermercados Lidl foi a que mais maçã de Alcobaça vendeu. De acordo com o presidente da associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), Jorge Santos, a cadeia de distribuição vendeu 15 milhões de maçãs certificadas e dois milhões de maçãs indiferenciadas, o que se traduz em 2 milhões de quilos de fruta e mais de 1,5 milhões de euros.
Numa altura em que as cadeias de supermercados apostam em marcas próprias, esta cadeia “deu destaque e primazia às marcas regionais”, o que ganha ainda maior relevo se tivermos em conta que se trata de uma marca a operar em Portugal, mas cujos capitais são estrangeiros, salienta o responsável. Jorge Soares ressalva ainda a importância que estes números têm para a economia local, dado que “se cada 20 mil quilos de maçã representa um posto de trabalho permanente, 2 milhões serão 100 postos de trabalho”.Contas feitas, o Lidl vendeu, no decorrer da última campanha de comercialização, 25% do total da maçã certificada “de qualidade excelente” produzida pelas 12 associações de produtores que constituem a APMA, representando cerca de seis centenas de produtores, na sua maioria dos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Porto de Mós, Óbidos e Torres Vedras. Estas vendas representam ainda “4% do total da maçã que é produzida em toda a região”.
Jorge Soares diz que o facto de o Lidl apostar cada vez mais na Maçã Certificada é fundamental numa altura em que “a opção de muitas cadeias por marcas próprias tem sido penosa para as marcas regionais”. A parceria com a cadeia alemã é, por isso, um “projecto em contracorrente” que se espera que cresça nos próximos anos.
“Além da intenção de que o Lidl compre grandes quantidades, pretende-se ainda que esta cadeia mantenha Maçã de Alcobaça à venda nas suas lojas durante longos períodos do ano”, diz o responsável. Os oito meses em que foi possível encontrar maçã certificada na campanha de 2012 deverão ser aumentados para 10 meses na actual campanha.
Para o presidente da APMA os consumidores só têm a ganhar com estas parcerias. Por um lado dá-se resposta às suas queixas de que “nem sempre conseguem encontrar maçã de Alcobaça à venda nas grandes superfícies”. Por outro, ao comprarem maçã certificada, levam para casa a garantia de qualidade, dos benefícios para a saúde e de uma produção que respeita o ambiente. E tudo isto nas variedades de Golden Delicious, Red Delicious, Royal Gala e suas mutações, Fuji, Granny Smith, Jonagold, Reineta Parda.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

3 COMENTÁRIOS

  1. Continuo a defender que o nosso Pais e rico.Nao e preciso ter petroleo. Tem um solo e um clima para a agricultura como poucos paises pela sua qualidade.Este artigo e prova disso.Portugal e o melhor Pais do mundo pequenino mas nas proporcoes tem tudo o que os grandes paises tem e com melhor qualidade.Pena que nao apareca um geneo capaz de governar este pais maravilhoso.Viva Portugal.