Uma nova mercearia junto ao Centro de Saúde

0
2786
Gazeta das Caldas
Margarida Jorge conseguiu reunir as condições para realizar um projecto que pensou há 14 anos |Isaque Vicente

Abriu em Junho a Mercearia Rural, na Rua Prof. Abílio Moniz Barreto, nº10A rés-do-chão esquerdo. Trata-se da primeira aposta empresarial de Margarida Jorge, uma alcobacense que mora na Nazaré (Raposos) e que decidiu apostar nas Caldas para criar um projecto com 14 anos.

“Comparando com Alcobaça e Nazaré, Caldas é uma zona de maior comércio, central e que tem um excelente comércio de rua que não foi abolido pelo centro comercial”, afirmou Carla Jorge, explicando a escolha do local. “O caldense é bairrista e, felizmente, os habitantes das Caldas têm preservado o comércio de rua”, acrescentou.
A agora empresária pretende “reunir várias marcas nacionais num só espaço”, trazendo marcas que não se vendem na cidade ou que não são fáceis de encontrar e apostando em novas marcas e projectos alimentares, especialmente os artesanais.
Além disso, e como é uma pequena produtora de maçã de Alcobaça, pêra rocha, ginja e batata doce, aproveita para vender os seus produtos na loja.
A Mercearia Rural surge “por saudosismo e nostalgia de ver as mercearias nos bairros”, explicou a empresária. É que hoje em dia “só há hipermercados onde estão sempre multidões e onde temos de esperar imenso tempo nas caixas”. Por outro lado, a mercearia traz de volta “a definição de granel, que se perdeu com o tempo e que permite ao cliente levar o que precisa e não o que é imposto”.
A localização do espaço, que é arrendado, foi um dos grandes atractivos. “O facto de ter estacionamento é muito importante, bem como a proximidade com o centro de saúde”, fez notar Margarida Jorge.
Em vez de cestos de plástico, na Mercearia Rural existem cestos de junco, de Alcobaça. “É mais uma forma de tocar nas memórias das pessoas”, fez notar a empresária.
A abertura deste estabelecimento, que permitiu a criação de dois novos postos de trabalho (contando com o da própria empresária), significou um investimento de cerca de 50 mil euros, tendo Margarida Jorge recorrido a financiamento bancário.
A Mercearia Rural está aberta todos os dias entre as 9h00 e as 13h30 e entre as 14h30 e as 20h00.