Em 2017 Portugal registou recordes em visitas de turistas, de receitas e de prémios na área do Turismo e Óbidos não foi excepção, tendo aumentado de 31 mil para 220 mil o número de dormidas entre 2001 e 2016. Os responsáveis do sector dizem que isto se deveu ao seu bom trabalho de promoção, bem com à melhoria das acessibilidades a Portugal e dentro do país.
Além do aumento de dormidas, também a estadia média no concelho aumentou, nos últimos 15 anos, de 1,3 para 2,2 por noite. Uma tendência de crescimento no sector do turismo que foi acompanhada pelo país que, no ano passado, registou o seu recorde ao nível do número de turistas, de receitas e de prémios neste sector.
Também presente no evento, Miguel Mendes, da área de Gestão de Clientes do Turismo de Portugal, destacou que Portugal passou, pela primeira vez, os “20 milhões de turistas na hotelaria, as receitas superaram os 15 mil milhões de euros e registaram-se 53 mil novos postos de trabalho no sector”.
O mesmo responsável defendeu que o sector precisa de continuar a crescer em valor e alargar-se cada vez mais a todo o país e a todo o ano, reforçando a aposta na diversificação da oferta em novos produtos e serviços e valorização do património natural e cultural.
A estratégia do Turismo até 2027 passa por afirmar este sector como um “hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território, posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo”, explicou.
A nível económico a meta é alcançar, até 2027, os 80 milhões de dormidas em todo o território e 26 mil milhões de euros de receita. Outro dos objectivos passa por conseguir ter turismo durante todo o ano, reduzindo o índice de sazonalidade, que actualmente é de 37,5%, para os 33,5%. Por outro lado, há que satisfazer os residentes, tendo por finalidade que “mais de 90% da população considere positivo o impacto do turismo no território”, concretizou.
A nível ambiental as metas passam por conseguir que mais de 90% das empresas adoptem medidas de utilização eficiente da energia e da água e de gestão dos resíduos.
Miguel Mendes discorda da ideia de Portugal ser um destino de moda, referindo que tem sido feito muito trabalho ao longo dos anos no sentido de afirmar a qualidade da oferta. Exemplo disso é, de acordo com o responsável do Turismo de Portugal, a escolha das marcas Apple e da Samsung para apresentar as suas mais recentes novidades.
A comunicação do produto turístico tem contribuído para aumentar a atractividade do país, acrescentou, dando como exemplo que no ano foram geradas 34 mil notícias sobre Portugal no estrangeiro, “o dobro do ano transato”. Além disso, o desenvolvimento das companhias aéreas “low-cost” permitiu a criação de 104 novas rotas de Inverno e estão a ser criadas 42 novas rotas de Verão, concluiu.
Prevista no seminário estava também a participação dos presidentes do Turismo do Centro e do Alentejo, Pedro Machado e António Ceia da Silva, respectivamente, mas estes não puderam estar presentes. O evento contou também com a participação de Carlos Martinho, presidente da Óbidos.com, e do radialista João Carlos Costa.