A exportação de Pera Rocha do Oeste cresceu 16% entre Janeiro e Novembro do ano passado, atingindo os 90 milhões de euros, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados há dias.
Este desempenho positivo é, de acordo com a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), resultado da campanha “Promoção da Pera Rocha nos Mercados Externos”, lançada em finais de 2017.
A campanha tem como objectivo potenciar a internacionalização das empresas produtoras, sobretudo na Alemanha, Brasil, Espanha, França, Reino Unido, Peru e China, considerados os sete mercados estratégicos para o sector.
No passado dia 30 de Janeiro, decorreu no Bombarral um seminário de balanço do deste projecto. Entre Outubro de 2017 e Dezembro de 2019, a ANP promoveu 15 iniciativas de promoção da Pera Rocha do Oeste, destacando-se as 9 presenças em eventos internacionais em Madrid (Espanha), Berlim (Alemanha), Lima (Peru) e Xangai (China).
Foram realizadas provas deste fruto em 1730 voos da TAP com destino à Alemanha, França, Reino Unido, Espanha e Brasil.
Nesta iniciativa foram distribuídas mais de 3 toneladas de fruta. Em Paris, foi realizada uma campanha publicitária que deu destaque à Pera Rocha em 700 mupis estrategicamente localizados.
Outra iniciativa de relevo incluiu a visita ao Oeste de 18 jornalistas, chefs e bloggers estrangeiros, mostrando todas as fases de produção deste fruto e o seu potencial gastronómico.
O projeto contemplou ainda a criação da marca colectiva Pera Rocha do Oeste e uma nova identidade gráfica inspirada no Sr. Rocha, uma homenagem ao produtor Pedro António Rocha que, em 1836, descobriu por acaso uma pereira diferente na sua propriedade na Ribeira de Sintra.
A Pera Rocha do Oeste é um dos produtos agrícolas nacionais mais exportados, escoando cerca de 60% da produção nos mercados internacionais e de grande relevância na nossa região.