Os meridianos e pontos de Acunpuntura

0
626

A Energia é invisível aos nossos olhos mas manifesta-se através de atividades no Ser Humano como falar, rir, saltar, comer, trabalhar e dormir. Por isso, a Acumpuntura tem como objetivo tratar doenças corrigindo os desequilíbrios energéticos do organismo humano. Como? Há milhares de anos, os chineses foram descobrindo os percursos energéticos (ou meridianos), e, os principais pontos energéticos no corpo humano. Estes pontos e meridianos estão associados a órgãos e vísceras tais como o coração, pulmão, intestino delgado, intestino grosso, rim, fígado, baço e pâncreas, bexiga, vesícula biliar e estômago. A acrescentar ainda, o Mestre Coração, o invólucro energético protetor do coração; e, o Triplo Aquecedor, a tripla entidade energética localizada no tórax e abdómen. São 12 meridianos e 362 pontos para tratar lombalgias, reumatismo, úlceras, gastrite, insónia, depressão, asma, enxaquecas, retenção de líquidos, cancro, obesidade, dependência do álcool, dependência de tabaco e drogas, entre outras doenças.
Quer os meridianos quer a energia em si assumem polaridades (negativa ou positiva) que no Oriente é denominado por Yin e Yang. Por isso, os órgãos e meridianos classificam-se em yin e yang. Os meridianos do coração, pulmão e mestre coração são yin e iniciam o seu trajeto no tórax em direção ao braço e mão. Os meridianos do fígado, rins e baço-pâncreas são Yin e iniciam o seu trajeto no pé em direção ao tórax. Os meridianos da bexiga, estômago, vesícula biliar iniciam o seu trajeto na cabeça (à volta do olho) e dirigem-se para o pé, são meridianos yang. Os meridianos do intestino delgado, intestino grosso e triplo aquecedor iniciam o seu trajeto na mão e dirigem-se para a cabeça, são também meridianos yang.
Os pontos são locais com uma maior densidade energética e funções específicas a nível mental e emocional, isto é, o mesmo ponto tanto trata doenças físicas quer doenças do foro emocional e mental. O número de pontos variam de meridiano para meridiano. Por exemplo, o meridiano da bexiga tem 67 pontos e o meridiano do coração tem 9 pontos. Contrariamente ao que muitos pensam, um ponto por vezes não tem uma localização milimetricamente precisa. Como exemplo temos que, o ponto 36 do meridiano do estômago e o ponto 4 do meridiano do intestino grosso têm uma área de localização tão grande como o tamanho do olho humano.

Ana Marques
Acupuntora
ana.marques.4466@gmail.com