Movimentos de cidadãos querem os mesmos direitos dos partidos políticos

0
521
Notícias das Caldas
D.R.

A AMAI – Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes – cuja vice-presidente é a caldense Teresa Serrenho do Movimento Viver o Concelho – pretende que os movimentos de cidadania tenham os mesmos direitos que os partidos políticos quando concorrem às eleições autárquicas.
A AMAI tem feito diligências junto da Assembleia da Republica de modo a conseguir resolver “com urgência” o que classificam “como duas disparidades que acontecem com os grupos de cidadãos independentes, quando concorrem às Eleições Autárquicas: a utilização de símbolo identificativo no boletim de voto e o pagamento de IVA nas actividades de campanha (contrariamente aos partidos políticos)”, dizem em comunicado.
Recentemente, uma delegação da AMAI exprimiu estas preocupações ao provedor de Justiça, Alfredo de Sousa, que remeteu o assunto à presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.

Formação para movimentos de cidadania

Amanhã, sábado, dia 16 de Março, em Tomar, vai decorrer uma acção formativa para os elementos de grupos de cidadãos concorrentes às eleições autárquicas. Em debate vão estar os processos de formação e apresentação de candidaturas independentes por grupos de cidadãos eleitores às eleições autárquicas. Carlos Sousa é o convidado que vai apresentar o tema “Transparência e Ética na Governação Autárquica”.
A AMAI convida todos os grupos e movimentos de cidadãos a estar presentes, tendo em atenção as dificuldades que surgem na elaboração e apresentação das candidaturas independentes e o aproximar da data de eleições autárquicas. As entradas são livres.
As inscrições deverão ser feitas através do correio electrónico: autarcas.independentes @gmail.com