Quinta-feira, 15 _ Janeiro _ 2026, 11:09
- publicidade -
InícioDestaqueJSD Regional de Leiria juntou jovens e dirigentes políticos em Alcobaça

JSD Regional de Leiria juntou jovens e dirigentes políticos em Alcobaça

-

O secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro,  marcou presença na abertura da academia de jovens autarcas para falar da importância da cooperação intermunicipal na obtenção de apoios para projectos municipais no novo quadro comunitário, em vigor até 2020. A iniciativa, organizada pela JSD regional de Leiria, vai já na sua sexta edição e reuniu em Alcobaça 50 participantes, entre os dias 7 e 9 de Março.
Também no dia 7, Nuno Bernardino, presidente da Junta de Freguesia do Pó (Bombarral), que é também o mais jovem autarca de base do distrito de Leiria, falou do desafio que foi abraçar a vida autárquica no dia em que terminou o curso superior.
De acordo com uma nota de imprensa da organização do evento, este jovem autarca partilhou com os presentes os problemas que encontrou e a forma como os tem conseguido superar.
No segundo dia da academia estiverem em destaque as políticas de valorização dos municípios e a alteração paradigma do poder local, com a necessidade de se arranjar soluções para o aproveitamento das infra-estruturas existentes pelo território.
Também presente no encontro, o vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD, Marco António Costa, defendeu que as áreas habitacional e social devem ser as de maior colaboração entre o poder central e o local, pois “os cidadãos necessitam de soluções partilhadas entre os vários órgãos da administração pública para que possam beneficiar de respostas mais céleres e eficazes por parte do Estado”. Já Luís Montenegro, presidente do grupo parlamentar do PSD, enalteceu o papel das assembleias, onde é preciso “juntar forças políticas e firmar compromissos”.
No último dia, o almoço-conferência contou com a presença de José Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro e vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, para falar dos desafios do poder local no século XXI. O autarca defendeu, de acordo com a mesma nota, que a descentralização nas áreas da educação, da acção social e da saúde são um “imperativo nacional” e que é necessária uma maior cooperação intermunicipal.
Unânime entre os dirigentes presentes foi a “importância da JSD na formação e preparação de qualidade de jovens para se apresentarem no panorama nacional com ideias bem estruturadas e fundamentadas, preparados para melhor exercerem o poder político”.
F.F.

Loading

- Advertisment -

Edição #5626

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.