Quinta-feira, 29 _ Janeiro _ 2026, 16:39
- publicidade -
InícioSociedadeAlunos da Raul Proença medalhados nas Olimpíadas da Robótica

Alunos da Raul Proença medalhados nas Olimpíadas da Robótica

-

Duas equipas do agrupamento caldense participaram na “na maior montra mundial de robótica educativa”

O Clube de Programação e Robótica do Agrupamento de Escolas Raul Proença levou duas equipas às Olimpíadas Mundiais de Robótica (World Robot Olympiad – WRO 2025), realizadas em Singapura entre 26 e 28 de novembro, numa viagem que se estendeu de 22 de novembro a 1 de dezembro. As equipas caldenses competiram nas categorias Robomission Júnior e RoboSports num ano em que cerca de 600 equipas, provenientes de aproximadamente 90 países, participaram na maior montra mundial de robótica educativa.

Os alunos que concorreram na categoria RoboMission Júnior construíram e programaram um robô autónomo para cumprir diversos desafios dentro de tempos limitados, incluindo obstáculos e transporte de objetos para locais específicos. Alcançaram o 77º lugar entre 114 equipas, garantindo a medalha de bronze, atribuída às equipas com desempenho acima da média global.

Na categoria RoboSports, a equipa experienciou a sua primeira participação internacional numa competição da World Robot Olympiad (WRO), onde estratégia, rapidez e coordenação entre robôs são fundamentais, explica o agrupamento. No desafio, duas equipas competem com dois robôs autónomos cada, tentando empurrar bolas para o campo adversário. Os jogos disputados pela equipa portuguesa, nesta categoria, decorreram apenas na fase de grupos, onde defrontaram seleções de diferentes continentes. No conjunto alcançaram o 25º lugar entre 56 equipas.

“O sucesso nas competições nacionais e internacionais reflete o trabalho contínuo e estruturado, desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo Clube de Programação e Robótica, que atualmente conta com cerca de 45 alunos do 7.º ao 12.º ano”, salienta o agrupamento.

O clube proporciona aos jovens um espaço de aprendizagem prática e colaborativa, onde desenvolvem competências em programação, robótica, eletrónica e engenharia, ao mesmo tempo que fortalecem competências transversais como trabalho em equipa, pensamento crítico e resolução de problemas. Os alunos participam em projetos que vão desde a construção de robôs autónomos até à resolução de desafios de programação, com o apoio e acompanhamento dos professores. Esta “preparação intensa”, aliada à participação em competições, oferecendo aos alunos, experiências educativas que complementam e enriquecem o seu currículo escolar.

- Advertisment -

Edição #5628

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.