Caldenses queixam-se de roubos de peças e automóveis

0
487
Isaque Vicente

Habitantes têm-se queixado de furtos de automóveis e até de peças no concelho

À Gazeta das Caldas têm chegado várias denúncias de leitores acerca de furtos de automóveis e até das próprias peças (como catalisadores) no concelho das Caldas, com especial incidência na cidade.
Porém, quando questionada pelo nosso jornal acerca do número destes crimes registados este ano por comparação com o último ano, a PSP referiu que “no período de janeiro a setembro dos últimos três anos (2017 a 2019) foram participadas em média 27 ocorrências de furto de veículo motorizado”, sendo que “no presente ano, em igual período, foram-nos participadas 20 ocorrências do tipo”.
Aquela força de segurança acrescenta que quanto a peças de automóveis, há “conhecimento de quatro situações distintas no corrente ano”.
Não há, segundo a PSP, uma zona da cidade que possa ser considerada mais problemática. “As situações denunciadas referem-se a casos dispersos pela cidade”, sendo que “a maioria dá origem a inquéritos criminais”.
Ao nosso jornal, a força de segurança revelou ainda que se encontram atualmente “em curso vários processos-crime”.

Contraordenações da covid-19
Em ano de pandemia quisemos perceber o que mudou ao nível do quotidiano e das próprias ocorrências. “Na fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção da doença/infeção levantámos 49 autos de contraordenação”, informou a PSP das Caldas.
A força policial explicou, ainda, que na fiscalização do cumprimento da medida de confinamento em domicílio determinada pela autoridade de saúde foram vigiadas “até ao momento 192 pessoas residentes na área urbana do município”.
Uma boa notícia é que no contexto de pandemia não houve qualquer “caso de doença entre as pessoas pertencentes ao efetivo da Divisão Policial”, refere a PSP.
A Polícia de Segurança Pública faz ainda questão de aconselhar as pessoas a seguirem as intruções da Direção-Geral de Saúde e respetivas autoridades locais, solicitando que seja mantido o distanciamento físico, que sejam evitadas as concentrações de pessoas e que se abstenham do consumo de álcool na via pública.