A Câmara das Caldas já lançou concurso para a prestação de serviços de montagem e desmontagem das estruturas da Praça da Fruta, pelo valor base de 92 mil euros e um prazo de 298 dias. Segundo a autarquia, a montagem das estruturas, que antes começava às 4h00 da madrugada, passará a ter início às 5h00, e há o compromisso, por parte dos comerciantes, de também participarem, com a colocação das bancas. Em fase de adjudicação está a aquisição de novos toldos.

Em breve será também lançada, em hasta pública, a exploração do Quiosque da Praça. “Queremos criar uma dinâmica diferente de utilização do espaço e alargar o horário de utilização do quiosque para dar uma maior dinamização à praça”, resume Vítor Marques.

No que respeita à limpeza, e depois de ter recebido um alerta de um cidadão da presença de urina a céu aberto e cheiro nauseabundo junto ao mercado, os serviços camarários procederam à lavagem do local. “Infelizmente, são usos abusivos por parte das pessoas e pedimos sempre que a informação nos possa chegar para podermos corrigir”, referiu o autarca, que pretende também que haja uma limpeza mais efetiva do lixo, nomeadamente da limpeza do cartão, que fica espalhado junto aos contentores.

O executivo municipal já pediu também à ESAD para lançar um conjunto de ideias para o futuro da praça, que quer colocar depois a discussão. ■