Conselho da Cidade quer promover produtores locais de alimentos

0
571

O Conselho da Cidade criou uma parceria com a Associação In Loco para identificar os produtores locais que têm condições para fornecer cabazes de produtos em condições adequadas ao estado de isolamento social.
O projecto intitula-se Prato Certo e, na prática, traduz-se na criação de uma plataforma online onde são dados a conhecer os produtores e os seus produtos, para, dessa forma, “facilitar o acesso a bens alimentares essenciais”.
Nesse sentido, a associação cívica caldense está actualmente a identificar produtores da região interessados em disponibilizar produtos agroalimentares ou outros produtos enquadrados no regime da pequena produção, através da venda de cabazes ou referenciando os seus pontos de venda.
Segundo a associação, “desta forma os produtores locais que tenham capacidade de fornecer este tipo de serviços, necessitam apenas de fazer um registo simplificado, directamente na plataforma ou, caso necessitem de apoio, através do Conselho da Cidade”.
A plataforma está alojada no seguinte endereço: www.pratocerto.pt. Os interessados podem ainda contactar o Conselho da Cidade via Facebook ou por e-mail (conselhocidade@gmail.com).
Na génese da criação da plataforma estão as “dificuldades de acesso a produtos e serviços”, fruto das medidas para travar a disseminação do Covid-19. “Pretendemos contribuir para facilitar as condições de acesso a este tipo de produtos e serviços e igualmente contribuir para a protecção individual, principalmente dos mais frágeis, combatendo uma maior propagação do vírus”. Acresce que desta forma, ajudam também os produtores locais a escoar os seus produtos e a garantir rendimentos numa fase complicada em termos de negócio.