Hospitais de campanha no Oeste já dispõem de cerca de 650 camas

0
1286
O Pavilhão Gimnodesportivo de Alcobaça foi o último na região a transformar-se em hospital de campanha

O Oeste tem cerca de 650 camas em hospitais de campanha. Nas Caldas estão montados dois hospitais de campanha, um no Pavilhão da Mata e outro no centro de Alto Rendimento de Badminton, cada um com 30 camas. Em Óbidos são disponibilizadas 200 camas, num hospital de campanha montado no espaço da empresa “Campo Aventura”, no Olho Marinho.
Também Torres Vedras converteu dois pavilhões do concelho, o do Sporting Clube de Torres e do Externato de Penafirme, em hospitais de campanha, cada um com capacidade para 30 camas. Esta tipologia de hospital será replicada noutros recintos, caso venha a surgir essa necessidade, avança a autarquia. Há também a disponibilização de 24 camas na SOERAD de Torres Vedras para doentes menos graves do CHO.
No passado dia 27 de Março, as Forças Armadas Portuguesas (Fuzileiros) entregaram 35 camas para serem instaladas no Pavilhão Gimnodesportivo de Alcobaça com vista à criação de um hospital de campanha para tratamento de doentes com Covid-19. O pavilhão foi sujeito a fortes medidas de higienização e de requalificação das infraestruturas de fornecimento de água, electricidade e saneamento, estando agora em condições de ser ativado com a rapidez necessária caso o cenário actual de propagação do vírus se agrave, garante a autarquia.
O Pavilhão Municipal de Alcobaça está igualmente aprontado para acolher os profissionais da saúde, estando-lhes designada uma área de acesso exclusiva onde podem trabalhar com todas as condições de segurança. A entrada dos doentes far-se-á através de acesso próprio já acautelado.

ENFERMARIAS DE CONTENÇÃO

Em Sobral de Monte Agraço foram montadas duas enfermarias de contenção. Uma instalada no pavilhão da Escola Básica de Sobral de Monte Agraço e Santo Quintino, tem acesso a três balneários e um espaço isolado de apoio a técnicos de saúde, contando com 30 camas. Já a enfermaria de contenção montada no Clube Desportivo e Recreativo de Pero Negro, freguesia de Sapataria, recebeu 15 camas.
Na Lourinhã não está prevista a montagem de hospitais de campanha. Em alternativa, estão definidas Zonas de Concentração e Apoio à População, como é o caso de um centro de acolhimento com 52 camas na Casa do Oeste, três centros de acolhimento com 72 colchões em pavilhões desportivos e a disponibilização de 50 camas na Pousada da Juventude da Praia da Areia Branca, para profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança.
Em Peniche foi montada uma estrutura de acolhimento com capacidade instalada de 30 camas, servirá de apoio a hospitais da região e será activada em caso de necessidade. Também o Cadaval possui um espaço preparado com 40 camas, e um outro com a possibilidade de instalar mais 10, como resposta a alguma solicitação da DGS.
Estão também preparadas estruturas de apoio logístico para recepção de grupos de reforço de resposta à emergência e há ainda outros espaços disponibilizados por instituições e também por particulares, com vários quartos.