Energia verde para todos!

0
982
notícias das Caldas
Painéis fotovoltaicos num jardim de infância |DR

Nas edições anteriores deste suplemento escrevemos sobre eficiência energética e poupanças na utilização dos nossos electrodomésticos, e escrevemos sobre pequenos aproveitamentos geo-térmicos e painéis solares, térmicos ou fotovoltaicos que se podem instalar em habitações individuais ou onde tal for possível. Hoje a recuperação do investimento no fotovoltaico pode chegar a três ou quatro anos, ou seja, a contribuição para o nosso equilíbrio financeiro articula-se com o empenho em salvar o nosso planeta!
Hoje vimos dar um passo em frente!

A Iberdrola, que se anuncia renovável, é responsável por 51,6% da produção nuclear de Almaraz/Trillo. Andam a mentir-nos descaradamente, é publicidade fraudulenta o que estão a passar. Não, não mudem para esta empresa os vossos contratos!
Mas também não mudem para a Endesa, que com falinhas mansas nos tenta seduzir para energias suaves. A suavidade destas são 24,3% da mesma empresa nuclear. Não, também não devem mudar para esta!
Mas atenção aos que têm contratos com a EDP. Esta tem 5,2% de responsabilidade contratual com este nuclear!
Os restantes 18,8% são da Gas Natural.
A nuclear, não é renovável, os seus resíduos duram para sempre, e o risco de acidente nestas centrais cheias de problemas e envelhecidas é brutal. A emissão de rádio-isotopos não tem fonteira, como estas empresas!
Temos que dar um sinal, um sinal claro que não queremos que baseado nestes enganos nos vendam gato por lebre. Temos que dizer não a estas empresas e não à nuclear!
Por toda a Europa crescem que nem cogumelos cooperativas de produção e distribuição de energias renováveis.
Em Portugal, ainda na sua primeira juventude já temos uma cooperativa de produção de renováveis, na área social, investindo em projectos em IPSS e dando apoio aos seus cooperantes. Também vende electricidade aos seus membros através de uma parceria com um comercializador, assumindo o compromisso de produzir tanta electricidade exclusivamente verde quanto a consumida pelos seus membros.
www.coopernico.org/,
Façam-se sócios, mudem de fornecedor, para a Coopérnico!
Vamos dar mais força ás renováveis e tirar a nossa energia de Almaraz.

António Eloy