Governador Rotary visitou a Bordallo Pinheiro

0
191
A comitiva do Rotary com os representantes da Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro

Vítor Cordeiro também reuniu com o executivo do Município das Caldas.

O Governador do Rotary Distrito 1960, Vítor Cordeiro, esteve no passado dia 14 de novembro de visita às Caldas da Rainha para conhecer o funcionamento do clube rotário caldense, visitar a Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro e reunir com o executivo do Município das Caldas da Rainha.
A jornada começou na empresa fundada por Rafael Bordalo Pinheiro e que, integrada no Grupo Visabeira, emprega 360 pessoas.
Na visita à fábrica, guiada pelo administrador da Vista Alegre Atlantis, Paulo Pires, e pela diretora industrial da unidade, Nádia Rodrigues, a comitiva do Rotary ficou a conhecer em detalhe a produção da fábrica, que atualmente conta com mais de 1500 referências, com uma forte componente artesanal.
Completamente remodelada em 2019, a fábrica teve um aumento de capacidade de 60% e a procura tem crescido de forma sustentada, de modo a que, nesta altura, já existe necessidade de aumentar a capacidade em mais 50%, salientou Paulo Pires.
A elevada componente artesanal faz com que a mão de obra tenha o maior peso nos custos da empresa, mas o administrador da Vista Alegre Atlantis realçou que os custos energéticos têm galopado, com subidas de 4 a 6 vezes no preço do gás. Este é um problema que o Grupo Visabeira está a trabalhar para ultrapassar no futuro, apostando na eficiência energética com a aposta no fotovoltaico como alternativa de fornecimento de eletricidade, e no hidrogénio verde para substituir o gás.
Contudo, “a médio, longo prazo o maior problema da indústria é o recrutamento”, disse Paulo Pires, acrescentando que o grupo está também a trabalhar com o Governo nessa temática, apostando no recrutamento nos países de língua oficial portuguesa.
Vítor Cordeiro ficou bem impressionado com o que viu na Bordallo Pinheiro, nomeadamente com a implementação do método Kaizen, um sistema de gerenciamento corporativo de origem japonesa que visa maximizar a produção, melhorar constantemente o aparelho produtivo e reduzir ineficiências. “É muito interessante ver esta fábrica utilizar metodologias de gestão que são excelentes no ponto de vista de ter as pessoas alinhadas e funcionar de forma muito harmoniosa e dinâmica”, salientou, acrescentando que o Rotary também está empenhado na utilização deste método para melhorar a eficiência interna das instituições que apoia.
O governador Rotary realçou que a visita serviu, igualmente, para apresentar à empresa o que ambas as entidades podem fazer em conjunto no campo da responsabilidade social. “As empresas têm responsabilidade social e nós podemos ser agentes da realização dessa responsabilidade social, em parcerias que são benéficas para as empresas, para o Rotary como facilitador, mas sobretudo para as comunidades que servimos”, acrescentou.
Além da Bordallo Pinheiro, Vítor Cordeiro reuniu ainda com o executivo do Município das Caldas da Rainha, com o objetivo de estabelecer parceiras para “procurar ajustar o serviço que prestamos às reais necessidades das pessoas”.