A Infancoop, foi criada há 40 anos, no mesmo ímpeto que a Cooperativa Editorial Caldense que assumiu na mesma altura a gestão da Gazeta das Caldas, num momento de grande intervenção cívica, tendo as primeiras pedras, no primeiro caso, sido lançadas por um conjunto de pais que sentiram necessidade de criar uma estrutura que desse resposta a crianças até aos três anos.
Assim nasceu a creche Colmeia, na altura situada na antiga cantina escolar, junto aos Silos, a primeira valência a ser criada. Hoje, fazem parte da instituição 250 crianças e 45 colaboradores.
Orgulhosa do seu passado, a Infancoop aproveitou a chegada aos 40 anos para homenagear o já falecido Alberto Lemos, também ligado ao projecto da Gazeta em 1974 e 1975. No descerrar da placa de agradecimento estiveram presentes os dois filhos e a esposa. “Ela [a Infancoop] prova quanto valem e do que são capazes os Homens de mão dada”, podia ler-se no excerto escrito por Alberto Lemos no ano da fundação.
Ao entrar na Infancoop na quinta-feira, dia 22 de Outubro, sentia-se imediatamente o ambiente de festa. Nas paredes, além de balões, estavam afixados desenhos que davam os parabéns à instituição, felicitando-a como a “melhor escola do universo”.
Maria Conceição Couvaneiro foi a primeira vice-presidente da cooperativa e, neste dia de aniversário, reencontrou muitas caras conhecidas. “Quando criámos a cooperativa, embora tivéssemos os nossos próprios filhos, não foi em função deles que iniciámos este projecto, mas sim porque queríamos tecer futuro”, disse a sócia-fundadora à Gazeta das Caldas. Nesse ano, em 1975, sentia-se a “maravilha do que era viver numa democracia e poder ter em mãos a possibilidade de fazer algo”.
Orgulhosa do seu passado, a Infancoop aproveitou a chegada aos 40 anos para homenagear o já falecido Alberto Lemos, outros dos fundadores e também responsável pelo logotipo da instituição. No descerrar da placa de agradecimento estiveram presentes os dois filhos e a esposa. “Ela [a Infancoop] prova quanto valem e do que são capazes os Homens de mão dada”, podia ler-se no excerto escrito por Alberto Lemos no ano da fundação.
Outro dos pontos altos da cerimónia foi a apresentação de um vídeo alusivo à história da cooperativa, onde houve mesmo quem soltasse gargalhadas ao rever-se nas fotografias, tantos anos depois. Ao longo de 20 minutos, os registos fotográficos desde finais de 1974 até à actualidade retrataram o ambiente vivido na Infancoop: desfiles de carnaval, idas à praia da Foz do Arelho e visitas ao jardim zoológico foram alguns dos momentos recordados.
Pedro Sequeira, director da Infancoop, realçou que este foi um dia especial para as crianças, que fizeram vários trabalhos manuais a propósito do 40º aniversário, cantaram o hino da instituição e tiveram direito a uma ementa especial na hora das refeições.
Desde o alargamento do horário escolar no 1º ciclo até às 17h00, em 2006, a escolha do ATL como ocupação dos tempos livres das crianças deixou de ser uma opção para muitas famílias. Uma situação que a Infancoop conseguiu contornar com a criação do 1º ciclo em 2008. Contudo, salientou Pedro Sequeira, este Verão foi uma “boa surpresa pois voltou a ser um ano em que muitos pais de outras instituições escolares vieram colocar os seus filhos no ATL, assim que as aulas terminaram até Setembro”. Também em 2008, a Infancoop conseguiu transferir a creche Colmeia para o novo edifício, concentrando todas as valências no mesmo espaço.
As obras de alargamento do edifício continuam a ser um dos principais objectivos da direcção. Mesmo a propósito, e como presente de aniversário, o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, anunciou a cedência de um terreno ao lado das actuais instalações para que as ampliações da creche e do jardim de infância possam ser concretizadas.
Em Setembro deste ano a Infancoop já tinha inaugurado um novo espaço de recreio para as crianças do pré-escolar.