João Santos, de Carvalhal Benfeito: “Quero continuar os meus estudos na faculdade”

0
501
Gazeta das Caldas
| Beatriz Raposo

João Santos tem 18 anos e desde criança se lembra que é ao fogão que é feliz. “O gosto surgiu por causa dos programas de televisão, também eu queria conseguir fazer aqueles pratos incríveis”, conta o jovem à Gazeta das Caldas, acrescentando que faz sempre questão de incluir um elemento “uau” nos pratos que confecciona.
Quando terminou o 9º ano, João Santos não teve qualquer dúvida.

Sabia que queria estudar cozinha e, por isso, escolheu a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste. No âmbito do curso de Técnicas de Cozinha e Pastelaria o caldense já estagiou no Hotel Baía Grande (Algarve) e na Herdade do Esporão (Évora), tendo participado recentemente num programa de mobilidade que o levou até à Índia. Esta última experiência “foi incrível”, descreve o finalista, realçando que houve tempo para conhecer uma cultura e gastronomia completamente diferentes.
João Santos pensa agora continuar os estudos na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, apostando na formação superior para “estar mais preparado para entrar no mercado de trabalho”. Na sua opinião “a cozinha é uma área que é principalmente movida pela paixão. Só isso explica que tantas pessoas se sujeitem àquele que é um dos piores empregos, quer ao nível de horários, como do esforço físico e psicológico exigidos”. M.B.R.