Litoral Oeste Norte apresenta praias com galardões para todos os gostos

0
252

Nos concelhos das Caldas, Óbidos, Alcobaça, Nazaré, Peniche e Lourinhã há 18 Bandeiras Azuis, 8 praias ZERO Poluição, mas um total de 26 estâncias galardoadas com “Qualidade Ouro”

No litoral dos concelhos do Oeste Norte há galardões para todos os gostos, que aferem a qualidade das praias e dão garantias aos banhistas de que ali podem obter água limpa, condições de acesso, serviços e animação diversa. Mas vamos por partes.
A Quercus atualizou, na passada quinta-feira, a lista oficial de praias com o galardão “Qualidade de Ouro 2022”, tendo integrado a Praia Rei do Cortiço (Óbidos) naquele lote de zonas balneares reconhecidas. Esta é a distinção mais facilmente encontrada pelos veraneantes nas praias da região, dado que há 28 destinos distinguidos pela associação ambientalista.
O concelho de Óbidos, que já tinha sido reconhecido na lista da Quercus com as praias do Bom Sucesso e Vale de Janelas, passa a ter, assim, três praias com aquele galardão da Quercus, mais uma que no ano passado.
Entre os critérios para atribuição desta distinção está a obrigatoriedade de a qualidade da água excelente nas épocas balneares de 2017 a 2020 e de na última época balnear (2021), não ter “ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia”.
Na região, Peniche é o concelho com mais praias com “Qualidade de Ouro”. São dez: Baleal Norte, Baleal Sul, Baleal Campismo, Consolação, Consolação Norte, Cova da Alfarroba, Gamboa, Supertubos, Peniche de Cima e São Bernardino.
Segue-se Alcobaça, com seis: Água de Madeiros, Légua, Paredes de Vitória, Pedra do Ouro, Polvoeira e São Martinho do Porto.
Depois, Caldas da Rainha tem duas, Foz do Arelho – Lagoa e Praia do Mar, tal como a Nazaré, com Nazaré e Salgado. Já a Lourinhã tem três: Peralta, Valmitão e Porto Dinheiro.
Menos acessível é o galardão ZERO Poluição, que é definido pela Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável e que na região tem apenas oito praias distinguidas.
Alcobaça é o concelho mais presente nesta lista, com Água de Madeiros, Pedra do Ouro e Légua, mas relativamente ao ano passado perdeu a distinção para a Polvoeira. Pior aconteceu à Lourinhã, que tinha duas praias ZERO Poluição, mas que viu Peralta e Valmitão sair do “ranking”.
Peniche tem distinções asseguradas para Baleal Sul e Baleal Campismo, mas perdeu Baleal Norte, enquanto Óbidos registou um empate técnico: ganhou Vale de Janelas para a lista da Zero, mas perdeu Rei do Cortiço.
Caldas da Rainha, com a praia Foz do Arelho – Mar, e a Nazaré, com o Salgado, continuam a figurar no lote de praias onde, ao longo das últimas três épocas balneares (2019, 2020 e 2021), não foi “detetada qualquer contaminação micro-biológica nas análises efetuadas às águas” de acordo com os dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente.
Falta mencionar o mais antigo destes galardões: a Bandeira Azul, que começou a ser atribuída em 1987. Este ano, a região Oeste manteve o número de praias distinguidas pela Associação Bandeira Azul da Europa (31), se incluirmos neste lote as 12 de Torres Vedras.
Se excluirmos aquele concelho mais a Sul, então Peniche é o concelho mais azul da região, com sete Bandeiras Azuis: Baleal Norte, Baleal Sul, Consolação, Cova da Alfarroba, Gambôa, Medão-Supertubos e S. Bernardino.
Segue-se a Lourinhã (4), que viu serem distinguidas Areia Branca, Areia Branca-Foz, Areia Sul e Porto Dinheiro.
Os restantes concelhos da região têm duas Bandeiras Azuis: Caldas da Rainha, com Foz do Arelho-Lagoa e Praia do Mar; Óbidos, com Bom Sucesso e Rei Cortiço; Alcobaça, com Paredes de Vitória e São Martinho do Porto; e Nazaré, com Nazaré e Salgado.
Destaque para o facto de a praia do Bom Sucesso, que ostentou pela primeira vez no ano passado, ter mantido o galardão para a próxima época balnear. Vai um mergulho? ■