Mais de mil pessoas juntaram-se na Ramalhosa num “Domingo Solidário”

0
485
Pazola diz-se emocionado com a generosidade das pessoas que têm contribuído para a sua recuperação

Mais de mil pessoas terão passado pelo recinto da antiga escola primária da Ramalhosa no “Domingo Solidário” realizado no último dia de Setembro. Uma caminhada logo pela manhã, almoço e uma tarde de animação compuseram o programa de uma festa de angariação de verbas para apoiar o beneditense Manuel Quitério, conhecido pela alcunha de Pazola, cujo estado de saúde, já debilitado por problemas de diabetes e degeneração muscular, foi agravado por diversos AVC’s sofridos há um ano.
De acordo com Paula Quitério, familiar de Pazola, esta que foi a segunda iniciativa solidária para com o beneditense “correu muito bem”, com o sucesso a ser alcançado “graças à generosidade das pessoas”, tanto das que passaram pela festa, como das que contribuíram com os diversos bens que foram vendidos ao longo do dia. Este “Domingo Solidário” contou com a colaboração do Grupo de Voluntariado Nossa Senhora da Graça, da Ramalhosa, que há uns tempos “emprestou generosamente ao Pazola uma cama eléctrica articulada com colchão anti escaras”. À festa juntaram-se ainda o Dino´s Health & Fitness Centers, que orientou a caminhada, o Rancho os Azeitoneiros de Alvorninha e do Grupo Regional de Folclore da Benedita, os acordeonistas Ramiro e Madalena, bem como Luís Catarino e Marlene Quitério, que animaram a tarde.

Folclore a animação musical eram os grandes atractivos de um dia que começou com uma caminhada

As contas ainda não estão fechadas, pelo que ainda não se sabe que valor foi angariado no domingo. Ainda assim, o balanço é já positivo, pelo “ambiente giro que se criou, pelo envolvimento das pessoas” numa causa nobre.
Quem também assistiu a grande parte da festa foi o próprio Pazola, que diz sentir “muita emoção” com a onda de solidariedade que se tem criado à volta da sua recuperação. Fisioterapia ao domicílio e medicamentos são algumas das necessidades mais prementes que a generosidade das pessoas, a quem deixa um “muito obrigado”, estão a ajudar a suprir.
Uma Noite de Fados poderá ser uma das iniciativas que se seguem, mas ainda não há qualquer data marcada. Por enquanto, mantém-se aberta uma conta bancária para donativos, com o NIB 00330000000711352524205 do BCP. A recuperação de Pazola pode ser acompanhada no Facebook, na página “Pasola – Uma Força de Vida”.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt