Proibida a navegação na “aberta” da lagoa mesmo fora da época balnear

0
545

A Capitania do Porto de Peniche vai manter este ano a proibição de entrar e sair na “aberta” da Foz do Arelho após o dia 30 de Setembro, contrariamente ao que é habitual, em que esta restrição é levantada após a época balnear.
O comandante do Porto de Peniche, Patrocínio Tomás, disse à Gazeta das Caldas que “por não haver condições de segurança, não está autorizada a navegação através da aberta em qualquer dos dois sentidos”.

Actualmente está interdita a navegação e a prática de desportos náuticos para jusante da linha imaginária entre o cais da Foz do Arelho e o parque de estacionamento da Aldeia dos Pescadores. Esta interdição, explica a Capitania de Peniche, “destina-se a não haver interferência com a prática balnear” e será levantada após este período, a partir de 30 de Setembro. Contudo manter-se-á a restrição para entrar e sair na “aberta”, o que significa que quem tem embarcações atracadas ou ancoradas na lagoa de Óbidos só poderá fazê-lo retirando-as por terra.
O comandante da Capitania disse ainda que quando decorrerem novas intervenções na lagoa (há uma promessa de dragagem para breve, por parte do Ministério do Ambiente), eventuais interdições à navegação serão analisadas caso a caso.