Rotários caldenses promovem rastreio visual a mais de 600 crianças

0
365

“Ver melhor, aprender melhor” dá título ao projecto dinamizado pelo Rotary Club das Caldas da Rainha, já durante o mês de Abril, que se traduz num rastreio visual a todos os alunos do primeiro ano dos concelhos das Caldas e de Óbidos.
No total, serão abrangidos 646 alunos. O projecto prevê ainda que as crianças mais carenciadas possam ter os seus tratamentos e aquisição  de óculos e lentes custeados pelas entidades parceiras do projecto – as duas autarquias e Oculista do Parque.

“Queremos cobrir toda a primeira classe dos dois concelhos, é uma tarefa titânica”, reconhece o presidente do clube, Nuno Ribeiro, adiantando que caso não a consigam terminar neste ano lectivo, terá continuidade no início do próximo. É ainda objectivo do clube ajudar a que este projecto se realize anualmente, garantindo assim o diagnóstico de todas as crianças.
Esta medida insere-se numa directriz do rotary internacional, depois dos seus técnicos terem identificado a falta de visão como sendo responsável por 18% do insucesso escolar nas idades infantis.
Nuno Ribeiro, que abraçou o projecto desde a primeira hora, deixa um apelo às famílias para que dêem o seu consentimento para que os técnicos possam fazer o diagnóstico às crianças.
O responsável destaca ainda que o rastreio vai de encontro ao lema do clube para este ano – “Fortalecer comunidades, apoiar continentes” – que tem como objectivos fortalecer a comunidade local e, fundamentalmente, ajudar os mais carenciados.
O Rotary Club das Caldas tem essencialmente uma actuação educacional, social e comunitária”, explica Nuno Ribeiro, dando conta dos prémios escolares, num valor superior a três mil euros, atribuídos aos melhores alunos, a entrega de uma bolsa de estudos a uma aluna carenciada que frequenta o ensino superior, ou a doação de 400 euros ao Banco Alimentar do Oeste.
Recentemente firmaram um protocolo com o Instituto Politécnico de Leiria e, nesse âmbito, irão premiar o melhor aluno da ESAD, ainda durante o mês de Abril. Entre os objectivos do clube estão ainda a promoção do trabalho dos estudantes, a atribuição de bolsas para estudantes carenciados e a tentativa de aproximar a comunidade caldense à vida estudantil e ao trabalho desenvolvido pelos estudantes daquela escola.
O governador do distrito rotário de 1970 (que inclui o clube caldense), Joaquim Esperança, esteve nas Caldas no dia 28 de Março e visitou alguns espaços na cidade, entre eles a ESAD, onde reuniu com a sua directora, Susana Rodrigues. Bastante agradado com o que viu, este responsável manifestou a disponibilidade do rotary para ajudar a estabelecer pontes com a escola de artes caldense.

Recolha de sangue nas Caldas

O Rotary Club das Caldas promove, no próximo dia 10 de Abril, uma recolha de sangue nas Caldas. Esta iniciativa irá decorrer nas instalações dos bombeiros caldenses entre as 9h30 e as 13h00.
A dádiva contará com o apoio da Associação de Dadores Benévolos de Sangue das Caldas da Rainha.