Rotários reuniram nas Caldas para preparar novo ano

0
347
Elementos dos vários clubes rotários do distrito de 1960 reuniram no CCC

A assembleia distrital de formação, um dos eventos mais importantes do ano rotário, juntou 115 elementos

O ano rotário começa a 1 de junho e Paulo Taveira de Sousa será o governador do distrito rotário de 1960, que abrange o Rotary Club das Caldas da Rainha, juntamente com mais 70 clubes do centro e sul do país, e ilhas. A reunião de preparação do próximo ano rotário, denominada assembleia distrital de formação, decorreu no CCC, no passado dia 13 de abril e contou com a presença de 115 rotários de diversos clubes nacionais e também alguns de Espanha. “É um evento em que procuramos reunir as pessoas, transmitir as mensagens que são adequadas, que estão em conexão com o rotary a nível mundial, mas também que são ajustadas à situação do distrito em cada momento”, resumiu Paulo Taveira de Sousa. O futuro governador do distrito rotário defendeu que cada clube deve manter a sua autonomia e a sua própria “saúde” interna. “Tem de refletir sobre a experiência que proporciona aos seus companheiros e a todos aqueles que com eles se envolvem”, referiu. Para além disso, considera que os rotários devem de transmitir às suas comunidades uma mensagem de Paz e o fomento de uma sociedade mais pacífica e inclusiva. “Atuamos em todas as áreas do desenvolvimento humano e cada clube deve desafiar a comunidade a andar mais para a frente, a desenvolver-se”, acrescentou.
Também o atual governador do distrito rotário, David Valente, realçou que os clubes estão sempre atentos às necessidades da comunidade. “E, ainda que, por vezes, os seus objetivos possam parecer pequenos, procuram o bem-estar para a maioria das pessoas, contribuir para a paz e compreensão mundial”, disse, dando o exemplo do programa de irradicação da poliomielite que promovem.
Também presente na cerimónia, a vereadora Conceição Henriques, destacou a importância de seguir exemplos como o do rotary club, “que todos os dias faz da construção de valores o seu quotidiano”.
A assembleia contou também com uma componente prática, de workshops destinados às diferentes comissões e que lhes permitiu ver boas práticas e possibilidades de articulação entre clubes para atividades e desenvolvimento de projetos comuns.
Caldas da Rainha já tinha recebido uma assembleia distrital rotária em 2018. ■