TOMA torna-se gratuito até aos 18 anos e a partir dos 65 anos

0
314
A população sénior e os jovens passam a poder utilizar este serviço sem pagar

Durante o próximo ano a extensão da gratuitidade chega aos utentes até aos 18 anos, maiores de 65 e ex-combatentes.

O TOMA – Projeto Piloto de Transporte Urbano arrancou a 15 de maio de 2007 com o objetivo de permitir uma mobilidade sustentável e promovendo o transporte colectivo em detrimento do transporte individual. Até agora utilizavam gratuitamente o TOMA os alunos que frequentam a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, integrados no Projeto de Alto Rendimento, assim como todos os utentes com idade até aos 14 anos e pessoas com mobilidade reduzida. A partir do próximo ano a gratuitidade estende-se aos passageiros até aos 18 anos, inclusive, a maiores de 65 anos e antigos combatentes e viúva de antigo combatente. De acordo com o presidente da Câmara, Vítor Marques, trata-se de um investimento da autarquia no valor de 50 mil euros, com o objetivo de promover a mobilidade na cidade.
Atualmente este transporte urbano, composto por quatro minibus, contempla as linhas Laranja, Verde e Azul, que estabelecem percursos de ligação entre o centro da cidade, diversas zonas habitacionais e equipamentos como o Terminal Rodoviário, a Estação da CP, o Hospital, o Centro de Saúde, as escolas e a ESAD. Este ano, até finais de outubro, foram feitas 117.696 viagens, registando-se um aumento no número de passageiros a partir do segundo trimestre, reflexo da evolução positiva da situação pandémica e da diminuição das restrições à mobilidade. O ano passado foram feitas 120.984 viagens, mais 16.144 do que no ano anterior. Dos dados disponibilizados pela autarquia, em 2019 (antes da pandemia) este serviço de transportes registou um total de 219.709 viagens.
Entre as alterações que foram sendo feitas ao longo dos anos houve um reforço à Linha Verde, em período escolar, com a realização de uma viagem com início às 7h48, por percurso alternativo, entre a paragem Cidade Nova e a paragem EBI Santo Onofre, para os alunos da EBI Santo Onofre que residem no Bairro da Ponte, Bairro dos Arneiros e Cidade Nova. Também deste março do ano passado que a Linha Laranja foi prolongada ao Bairro Azul, à Quinta dos Pinheiros, à Unidade de Saúde de Santo Onofre e ao Bairro das Morenas. No mês seguinte o percurso da Linha Azul passou a estender-se à Quinta do Pinheiro Manso.