O Cancioneiro Popular Português de Michel Giacometti e de Fernando Lopes-Graça serviu de mote para o espectáculo que lotou o pequeno auditório do CCC durante o serão de 19 de Junho. Enquanto músicos do Conservatório de Música de Caldas interpretaram canções tradicionais portuguesas, que fazem parte do Cancioneiro, alunos da Academia de Desenhos do Bruno fizeram ilustrações ao vivo numa tela de quatro por 1,5 metros.
Participaram nesta iniciativa o Quarteto de Guitarras, o Ensemble de Acordeão, o Coro Infantil e o Coro de Câmara do Conservatório de Música das Caldas. Os grupos interpretaram várias canções populares como “Piazola, Malhão, Malhão” ou “Adeus Vou-me embora”.
A iniciativa nasceu de uma ideia de Bruno Prates, cartoonista e desenhador que é colaborador da Gazeta das Caldas, que desafiou Maria João Veloso (Conservatório das Caldas) e Tânia Leonardo (Teatro da Pessoa) para uma atividade que conciliasse o desenho, a música e o teatro num só espectáculo.
A representação esteve a cargo de três alunos do Teatro da Pessoa, dirigidos por Tânia Leonardo e Ana Sequeira, que envergaram figurinos cedidos pelo Rancho Folclórico e Etnográfico As Ceifeiras da Fanadia.
Segundo Bruno Prates, no final “todos se mostraram orgulhosos da iniciativa” onde se articularam as três áreas artísticas, leccionadas por entidades locais vocacionadas para o desenvolvimento artístico de crianças e adolescentes. Os responsáveis das três entidades prometeram voltar a realizar uma nova experiência.

Mostra de trabalhos no Malhoa

A Academia de Desenhos do Bruno inaugurou no passado da 22 de Junho a segunda exposição de trabalhos dos seus alunos, que está patente no Claustro do Museu José Malhoa, até 21 de Julho.
Os trabalhos apresentados foram realizados no presente ano lectivo e têm como princípio a experimentação técnica e criativa. Os desenhos expostos são exercícios de registo de observação de natureza morta, rosto, corpo humano e mãos. São apresentados também projectos para postais de Natal, ilustração para têxtil sobre o Halloween e uma versão de cada aluno dos vários elementos da Rota Bordaliana. Quatro dos trabalhos resultaram da ilustração ao vivo num espectáculo conjunto com o Conservatório de Música e o Teatro da Pessoa.
No dia 17 de Julho está prevista uma visita guiada nocturna à exposição com os familiares e amigos dos alunos da academia.