ACES OESTE NORTE

0
705

Precauções a ter para evitar o desenvolvimento da Legionella

A Doença dos Legionários é o termo que se utiliza para designar a pneumonia provocada pela bactéria Legionella Pneumophila e outras do mesmo género.
A Doença dos Legionários não se transmite através da ingestão de água nem de pessoa a pessoa.
Quais os grupos de risco
Embora qualquer indivíduo saudável possa contrair a doença, estão em maior risco pessoas adultas com mais de 50 anos, fumadores e pacientes com doenças crónicas debilitantes (alcoolismo, diabetes, cancro, insuficiência renal, sida).
Quais os sintomas
A doença inicia-se habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A doença desenvolve-se cerca de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até 10 dias.
Como se transmite a bactéria
A infeção transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada, aerossóis, de dimensões tão pequenas que veiculam a bactéria para os pulmões, possibilitando a sua deposição nos alvéolos pulmonares.
Como vive na água, a Legionella pode ser encontrada em redes prediais de água quente e fria, termoacumuladores, etc., desde que nestes locais ocorram condições favoráveis ao seu desenvolvimento.
Alguns dos fatores que favorecem o desenvolvimento da bactéria são:
– Temperatura da água entre os 20ºC e os 45ºC;
– Zonas com pouca circulação de água;
– Presença de nutrientes.
O que fazer?
Se o aquecimento da água for efetuado por termoacumulador (cilindro) e se este estiver fora de serviço mais do que uma semana, deve-se reaquecer a água colocando o termoacumulador na temperatura máxima (até uma temperatura de, pelo menos, 70ºC), durante uma hora, antes de ser utlizada.
No funcionamento normal deve-se garantir que a água, no interior do termoacumulador se mantem, pelo menos, a 60ºC.
É uma bactéria que vive predominantemente em ambientes aquáticos naturais.
Se a instalação de alojamento estiver fechada mais de uma semana, deve:
– Na rede de água fria, efetuar descargas, durante pelo menos dois minutos, nas torneiras e chuveiros e ainda nos autoclismos.
– Na rede de água quente, efetuar descargas com a água bem quente (a pelo menos 60ºC), durante pelo menos dois minutos, nas torneiras e chuveiros.
As torneiras e as cabeças dos chuveiros devem ser limpas a cada seis meses:
Desmontar as torneiras e os crivos das cabeças dos chuveiros, para limpeza de detritos acumulados e posterior desinfeção (submersão durante 30 minutos em solução com lixivia – juntar aproximadamente meia chávena de café num balde de 5 litros de água).
Substituir as juntas e filtros, se necessário.
Deve ser feita uma revisão geral do funcionamento da rede e dos equipamentos instalados para aquecimento das águas sanitárias:
Fazer a avaliação de todos os componentes (torneiras, chuveiros, etc.) procedendo, caso seja necessário, a eventuais reparações ou substituições.
A doença dos Legionários pode ser evitada. Apenas é necessário efetuar a manutenção periódica e adequada dos equipamentos e instalações que necessitam de água para o seu funcionamento e são capazes de produzir aerossóis.
Estudos apontam que a Legionella é erradicada a temperaturas superiores a 60ºC demorando aproximadamente 10 minutos a ser eliminada. Já a temperaturas próximas dos 60ºC demora aproximadamente 25 minutos.

ACES Oeste Norte