Água suja na torneira

0
779

Vivo nas Caldas da Rainha há 10 anos, sempre na zona do Nadadouro, actualmente na Rua da Lagoa, 16, e são inúmeras as vezes que há problemas nas condutas de água. Mas o que me faz enviar-vos este e-mail/reclamação é o facto de nunca providenciarem, após a reparação, a descarga das águas residuais que afectam a zona reparada, deixando que sejam os utentes-clientes a gastar a água suja (castanha) que lhes sai das torneiras, o que é, eu diria, imoral, revelando uma total falta de respeito pelas pessoas.
Isto não acontece uma vez. Acontece sempre! E se não reparo no estado da água, antes de, por exemplo, pôr a máquina da roupa ou da loiça a lavar, fico com estas entupidas de terra, areias e a roupa castanha.

Estou cansada de telefonar pedindo que façam a respectiva descarga. Já aconteceu andar quatro dias consecutivos com a água assim porque a reparação ocorreu durante vários dias. Mas ninguém dos SMAS indemniza os utentes pelos incómodos, pelos gastos, pela incompetência dos serviços.
Será que poderiam esforçar-se um pouco mais e fazer um trabalho mais qualificado, mais cuidadoso, mais responsável e civilizado para com a população?!
É só o que peço para já. E já agora que façam com que a água saia limpa, capaz de ser utilizada, hoje.

Elizabeth Vazquez

NR – Transcrevemos de seguida a resposta da Câmara Municipal das Caldas da Rainha a esta carta.

Têm os serviços municipalizados da Câmara Municipal de Caldas da Rainha (SMAS) conhecimento de algumas reclamações no aparecimento em algumas habitações, na área da freguesia do Nadadouro, de água barrenta.
Para o efeito os técnicos e demais colaboradores dos SMAS têm feito intervenções no sentido de resolução do problema, que não se tem revelado fácil, pese o facto de diariamente se ter abordado esta inconformidade. Na corrente semana, várias intervenções foram implementadas visando, tanto quanto possível, minimizar o problema que quase sempre está associado a roturas de maior ou menor dimensão que afetam momentaneamente a rede de distribuição de água.
É do conhecimento público que a rede de abastecimento de água de Caldas da Rainha tem já alguns anos, razão pela qual, o quadro de investimentos tem sido orientado para a substituição da referida rede, minimizado assim para futuro, o número de roturas que se possam vir a verificar sem prejuízo de se poderem vir a verificar eventuais problemas estruturais.
Estamos expostos à opinião crítica dos nossos concidadãos, percebendo os transtornos causados, mas creia-nos que o empenhamento colocado na procura da resolução dos problemas é total e permanente, numa disponibilidade nunca discutida.

DIREITO DE RESPOSTA

“CP reduziu horários mas continua a suprimir comboios na linha do oeste”

A propósito da notícia “CP reduziu horários mas continua a suprimir comboios na linha oeste”, publicada na V. edição impressa e online, a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes gostaria de recordar à presente publicação que foi iniciada, há várias semanas, uma ação de fiscalização à CP, relativa ao seu desempenho operacional em várias linhas, e que essa ação ainda decorre, estando a ser seguidos todos os procedimentos e prazos previstos para estes casos.
Sobra a linha do Oeste, tema central do vosso artigo, importa também referir que está em curso um outro processo, tendo por base o alegado incumprimento das obrigações de informação aos passageiros sobre atrasos e supressão de serviços.
De acordo com a legislação em vigor e no respeito das boas práticas das entidades reguladoras, a AMT não pode, nem deve, fazer comentários avulsos sobre processos de natureza confidencial e que estejam, ainda, a decorrer. Uma vez que todos os procedimentos estiverem concluídos, será elaborado o respetivo relatório final, o qual seguirá os seus trãmites legais, incluindo a notificação da entidade visada.
Tal como referido anteriormente ao jornalista do Gazeta das Caldas, a AMT prestará mais esclarecimentos sobre o assunto, assim que todos os procedimentos se encontrem concluídos
Esperamos ter contribuído para o vosso esclarecimento.

O Conselho de Administração da
Autoridade da Mobilidade e dos Transportes