Início Sociedade AIRO e IEFP realizaram segundo Fórum de Emprego

AIRO e IEFP realizaram segundo Fórum de Emprego

0
63
O evento teve apresentações de vagas de emprego e vários workshops

Certame disponibilizou oportunidades de recrutamento, sessões de esclarecimento e workshopsCertame disponibilizou oportunidades de recrutamento, sessões de esclarecimento e workshops

A AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste e o Instituto de Emprego e Formação Profissional levaram a cabo de 7 a 9 de maio a segunda edição do Fórum do Emprego da Região Oeste, certame que disponibilizou uma carteira de vagas de emprego na região e deu também a conhecer os vencedores do concurso Empreendedorismo da Escola.

Durante os dois primeiros dias, os participantes no evento puderam conhecer um conjunto de vagas de emprego que foram apresentadas por diversas empresas presentes, entre as quais o Atelier do Doce, o Marriott Hotels, a Simples & Frescas, a Smart Constrói, a Nutrifield e a Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha. Durante o evento, vários empreendedores falaram das suas experiências na realização dos seus projetos.

- publicidade -

Foi ainda possível assistir a sessões de apresentação sobre legislação e incentivos, assim como workshops de literacia digital, entre outros.

No sábado, o dia foi dedicado aos projetos finalistas dos alunos das escolas da região no concurso de empreendedorismo promovido pela AIRO para alunos do primeiro ciclo ao secundário. Na gala, os finalistas tiveram oportunidade de apresentar os seus projetos perante um júri, que decidiu os três primeiros classificados e atribuiu ainda duas menções honrosas por cada um dos ciclos de ensino, distinguindo, assim, dezenas de projetos com propostas ligadas à inovação, ambiente, segurança e tecnologia.

No 1.º ciclo, o primeiro prémio foi atribuído ao projeto “SmartBag AI – A mochila que pensa por ti”, desenvolvido por alunos do 4.º B da Escola Básica de Nossa Senhora do Pópulo. A proposta apresenta uma mochila inteligente pensada para responder a necessidades do dia a dia, através de tecnologia aplicada a uma solução prática e acessível.

No 2.º ciclo, o primeiro prémio foi para o “Porquinho Digital – Mealheiro Digital”, dos alunos Carlos Mateus, Diego Alves e Walter Silva, do 6.º F da EB D. João II. O projeto é uma ferramenta de literacia financeira focada em alunos do 2.º ciclo com o objetivo de ensinar a gestão da semanada de forma prática e lúdica.

Já no 3.º ciclo, o projeto vencedor foi o “Comfort Sensor”, das alunas Ana Filomena Luz e Tatiana Luz, do 8.º B da mesma escola, que se propuseram a desenvolver fraldas com um sensor que mede a humidade e interage com uma app para notificar o cuidador para a necessidade de mudar a fralda.

No ensino secundário, o júri atribuiu o primeiro lugar ao projeto “EcoSound Tiles”. A ideia, dos alunos Rafael Emídio, Rafael Ye, Beatriz Miranda e Lue James, do 12.ºA do Colégio Rainha D. Leonor, consiste na criação de painéis acústicos ecológicos produzidos a partir de roupa usada e resíduos têxteis, procurando reduzir o ruído em escolas, escritórios e espaços públicos, ao mesmo tempo que promove a reciclagem e a sustentabilidade ambiental.

- publicidade -