Infancoop integra projecto internacional sobre educação ambiental

0
571

notícias das CaldasA boneca Leonor, criada na Infancoop, foi apresentada aos mais de 90 meninos que frequentam o jardim-de-infância, no passado dia 19 de Setembro. Irá agora viajar pelos nove países que participam no projecto Comenius, representando Portugal e a instituição que integra pela primeira vez um projecto internacional.

A cooperativa caldense Infancoop está a participar no projecto europeu “Puppets with a green mission” (bonecas com uma missão verde), direccionado a crianças que frequentam o jardim-de-infância, com o objectivo de as tornar mais conscientes da importância da natureza e de como ela deve ser tratada.

Coordenado pela Islândia, este projecto envolve também escolas da Espanha, Bélgica, Holanda, Roménia, Turquia, Lituânia e Eslovénia, e é financiado na totalidade pela Agencia Nacional de Formação ao Longo da Vida, no âmbito do Comenius. A Infancoop conta com um financiamento de 16 mil euros, que irá permitir que 12 pessoas desta instituição (professores, educadores e elementos da direcção) possam viajar e visitar as escolas parceiras nos próximos dois anos e meio.
Durante este tempo serão realizadas diversas actividades que trabalhem temas ambientais, como os resíduos, energia, transportes ecológicos, alimentação saudável, água, ar ou a flora. A Infancoop terá como mote a fauna e, durante o ano, irá dinamizar iniciativas sobre este e outros temas relacionados com a educação ambiental. Já em Outubro farão um trabalho na área da alimentação saudável.
“As pessoas que vão viajar estarão em contexto de trabalho e será uma útil troca de experiências”, explica o coordenador do projecto na Infancoop, Carlos Ubaldo. “Será muito curioso verificar o funcionamento de uma pequena escola como a da Islândia, com cerca de 30 crianças em jardim-de-infância, a escola da Turquia que tem mais de 600 crianças ou a da Roménia, em que 400 crianças são de etnia cigana”, exemplificou.
A primeira visita irá decorrer entre os dias 24 e 30 de Outubro e inclui encontros de trabalho na Holanda e na Bélgica. Daqui por seis meses o encontro decorrerá em Madrid e, na primavera de 2012, será a vez das Caldas da Rainha receber o encontro dos parceiros.
Esta iniciativa envolve no total mais de 150 educadores de vários países da Europa.
Também a presidente da direcção da Infancoop, Mónica Baptista, destaca a importância deste projecto para a instituição. “Já há algum tempo que temos vindo a tentar inserir a educação ambiental, tanto no nosso código de ética como em vários procedimentos, porque vem de encontro às necessidades de certificação de qualidade”, disse.