Milhares de pessoas para ver a árvore de Natal flutuante em S. Martinho

0
946
Gazeta das Caldas

1-IMG_6748Uma árvore de Natal de 25 metros flutua na baía de São Martinho do Porto desde o passado sábado. Uma multidão assistiu à inauguração, precedida de um espectáculo de fogo-de-artifício. Os presentes elogiaram a iniciativa, apesar de considerarem a árvore mais pequena do que imaginavam. Ainda assim, concordaram que traz o ambiente natalício à vila de uma forma muito original.

Sábado à noite em São Martinho do Porto, uma multidão envolve a baía, preenchendo a marginal. Há muita gente na praia. Há famílias, casais, amigos, colegas. Há pessoas de todas as idades e todas aguardam pelas 22h00, hora em que arranca o fogo-de-artifício lançado do cais. O espectáculo dura alguns minutos e, quando termina, acedem-se umas luzes verdes na baía. É a árvore de Natal flutuante, a desejar boas festas aos presentes.
A multidão aplaude e os flashes das máquinas fotográficas e dos telemóveis disparam de todo o lado. Todos querem ter uma fotografia da árvore que é alimentada por um cabo subaquático de mil metros.
A jovem Sara Funcheira viu na praia a inauguração da árvore. Vinda de Santa Catarina, diz que “é giro para trazer mais pessoas de outros lados”. Ainda assim, afirmou que “achava que era maior, mas é diferente do habitual”, acrescentando que não esperava que estivessem tantas pessoas na inauguração.
Já Joaquim Lopes, que veio do Bombarral, afirmou-se “muito desiludido, porque achava que era maior”. O bombarralense disse que “a árvore está bonita, mas podia ser maior e mais aberta e ficava melhor ao centro da baía”, antes de explicar que iria ficar “para um pézinho de dança, para aquecer”.
De Tomar veio um grupo de cinco ingleses, que ao saber da iniciativa decidiu presenciá-la. Falamos com Richard Morris que nos diz que foi “muito bom, era o que estava à espera”, acrescentando que “o fogo de artifício foi bonito”. Richard disse ainda que esta é “uma iniciativa importante, que ajuda a chamar pessoas, nestes tempos difíceis”. A terminar referiu que a árvore de Natal a flutuar na baía de São Martinho do Porto “dá um bom ambiente natalício”.
A noite seguiu para um muito participado baile que foi mais uma forma de dinamizar a vila fora da época balnear, tal como a aposta na passagem de ano.
A árvore, de cerca de 25 metros, implica um investimento de 30 a 40 mil euros, que é suportado pela Junta, com o apoio da Câmara de Alcobaça e de patrocínios. O adereço pode ser visto até dia 6 de Janeiro, Dia de Reis.