OICV promoveu seminários sobre “Viver em Portugal”

0
386
O último seminário abordou a temática dos impostos em Portugal

Seminários para a comunidade estrangeira voltam em dois anos

A Oeste International Community Volunteers (OICV) dinamizou, entre 18 de setembro e 9 de outubro, quatro seminários subordinados ao tema “Viver em Portugal”.
O último abordou os impostos, tanto os relacionados com a propriedade, que foram explicados por Eurico Barreto, do Gabinete Rosa Barreto, como os pessoais, que foram apresentados por Sónia Lucas, da Ordem dos Contabilistas Certificados. No final, a audiência colocou diversas perguntas, nomeadamente, acerca do fim do Estatuto de Residente Não Habitual (RNH), que está previsto para 2024.
Trata-se do segundo conjunto de seminários com esta temática que organizam, com o apoio da AIRO e da Mais Negócio, o primeiro dos quais foi em fevereiro de 2022. Este ano foi incluído mais um seminário, que contou com a presença de um representante da Câmara das Caldas, da GNR, da PSP e dos Bombeiros, e que permitiu que a comunidade estrangeira expressasse uma preocupação: a dificuldade de comunicar com a central de emergência do 112.
A iniciativa pretende “apoiar a comunidade internacional a estabelecer-se na região Oeste”, que já constitui cerca de 10% da população local, afirmou Joseph Poon, o presidente da OICV, dando o exemplo da Usseira, onde vive. “A minha aldeia tem cerca de 700 pessoas, e mais de 70 são estrangeiras”.
Os seminários aconteceram na Expoeste e mobilizaram cerca de duzentas pessoas. Joseph Poon revelou que o evento voltará daqui a dois anos, desejando expandi-lo a mais cidades do Oeste.
Como forma de “desenvolver uma imagem positiva do estrangeiro”, a OICV vai também dinamizar um seminário para empreendedores locais, a 15 de novembro, nas instalações da AIRO. Para 18 de novembro está marcado o evento de angariação de fundos na CCSR Arelhense, com desfile de moda organizado pela Ajudouro e jantar de ementa ucraniana (comunidade que a OICV apoia), americana e chinesa. Previstos estão ainda o seminário sobre trabalhar e estudar no estrangeiro, e o projeto de realizar check-ups junto da população local com estudantes de Coimbra. ■