Vila de Óbidos poderá ter câmaras de videovigilância

0
482

A Câmara de Óbidos está a desenvolver um projecto de videovigilância com o objectivo de diminuir a criminalidade na vila e reforçar a segurança dos visitantes, moradores e comerciantes, sobretudo na altura dos grandes eventos.

O projecto ainda está em fase embrionária. Autarquia e o comando distrital da GNR estão a desenvolver o trabalho técnico para depois apresentarem ao Ministério da Administração Interna e à Comissão Nacional de Protecção de Dados.

O presidente da Câmara, Telmo Faria, garante que o projecto será também apresentado localmente e pedidos contributos aos residentes, esperando que até ao final do ano seja possível ter tudo concluído.

“É um projecto de videovigilância em espaço público, está sujeito a um conjunto de regras observadas por uma Comissão Nacional de Protecção de Dados”, revelou o autarca, realçando que não irão fazer nada que “atente contra a liberdade individual de cada cidadão”.

De acordo com o autarca, nos últimos tempos tem aumentado a criminalidade em zonas onde estão as pessoas e os corredores turísticos, como é o caso de Óbidos, onde algumas pessoas são um alvo privilegiado para furtos por esticão ou burla. “Queremos defender os bens das pessoas, mas também o património, e a existência de câmaras de vídeo são inibidoras”, disse.

Actualmente está a ser delimitada a zona de intervenção da videovigilância, que compreenderá o eixo de maior movimento da vila e os parques de estacionamento. Devido aos montantes envolvidos, Telmo Faria diz que Óbidos funcionará como uma experiência piloto, que depois poderá ser replicada a outros locais do concelho.